15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês 6º ano

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões. Os alunos devem criar cartões com palavras em inglês e suas traduções em português. O objetivo é que, em grupos, eles joguem um jogo de memória ou um jogo de perguntas e respostas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda o uso de vocabulário em contextos variados.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e o uso do idioma em um contexto narrativo. Os alunos devem apresentar suas histórias para a turma, desenvolvendo a habilidade de expressão oral, conforme a habilidade EF15LP02.

3. Entrevistas em Dupla

Divida a turma em duplas e peça que cada aluno entreviste o colega sobre temas do cotidiano, como hobbies e preferências. Após as entrevistas, cada aluno deve apresentar o que aprendeu sobre seu parceiro. Essa atividade promove a prática da conversação e está alinhada à habilidade EF15LP03.

4. Música e Análise de Letras

Escolha uma música em inglês e peça aos alunos que analisem a letra, identificando vocabulário e expressões. Em seguida, eles podem discutir o tema da música e suas interpretações. Essa atividade desenvolve a compreensão auditiva e a análise crítica, conforme a habilidade EF15LP04.

5. Apresentação de Projetos

Os alunos devem escolher um tema de interesse e preparar uma apresentação em inglês. Eles podem utilizar recursos visuais, como slides, para apoiar suas falas. Essa atividade estimula a pesquisa e a prática da fala em público, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de uma atividade de role-playing, onde assumem papéis em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a espontaneidade na fala, de acordo com a habilidade EF15LP06.

7. Criação de Vídeos

Os alunos podem gravar vídeos curtos em inglês, abordando temas variados, como tutoriais ou vlogs. Após a gravação, eles devem apresentar o vídeo para a turma. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP07.

8. Debate sobre Temas Atuais

Organize um debate em sala de aula sobre um tema atual, onde os alunos devem se posicionar e argumentar em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico, conforme a habilidade EF15LP08.

9. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog em inglês sobre um tema de interesse. Eles devem escrever postagens regularmente e interagir com os comentários dos colegas. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP09.

10. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês. Os alunos podem jogar em grupos, praticando o vocabulário e a gramática de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que promove a interação e o uso do idioma em contextos variados.

11. Leitura de Contos

Escolha contos curtos em inglês e promova uma leitura em grupo. Após a leitura, os alunos podem discutir o enredo e os personagens, desenvolvendo a compreensão de leitura e a interpretação textual, conforme a habilidade EF15LP11.

12. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas culturais de países de língua inglesa. Eles devem incluir informações em inglês e apresentar seus cartazes para a turma. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP12.

13. Atividades de Escuta

Utilize áudios ou vídeos em inglês e proponha atividades de escuta, como preencher lacunas ou responder perguntas. Essa prática desenvolve a compreensão auditiva e a atenção aos detalhes, conforme a habilidade EF15LP13.

14. Jogos de Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala. Os alunos devem resolver as palavras cruzadas em grupos, promovendo a colaboração e a revisão do conteúdo, de acordo com a habilidade EF15LP14.

15. Simulações de Entrevistas de Emprego

Os alunos podem participar de simulações de entrevistas de emprego, onde devem responder perguntas comuns em inglês. Essa atividade desenvolve a habilidade de se expressar em situações formais, alinhando-se à habilidade EF15LP15.