15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física 9º ano

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar habilidades motoras e de trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os jogadores adversários arremessando uma bola. Essa atividade promove a agilidade, a coordenação e a estratégia. Habilidade BNCC: EF09EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Montar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força, permite que os alunos experimentem diversas modalidades. Cada estação deve ter um tempo determinado para que todos possam participar. Essa atividade estimula a resistência e a força muscular. Habilidade BNCC: EF09EF02.

3. Dança de Salão

Ensinar os alunos a dançar diferentes estilos de dança de salão, como samba, forró e tango, promove a socialização e o desenvolvimento rítmico. Além disso, a dança melhora a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF09EF03.

4. Mini-Olimpíadas

Organizar mini-olimpíadas com diversas modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, incentiva a competição saudável e o espírito esportivo. Os alunos podem ser divididos em equipes e receber medalhas ou prêmios simbólicos. Habilidade BNCC: EF09EF04.

5. Atividades de Orientação

Realizar atividades de orientação em um espaço aberto, onde os alunos devem seguir pistas e mapas para encontrar objetos ou pontos específicos. Essa atividade desenvolve habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro tradicionais em versões gigantes, onde os alunos são as peças, promove a interação e o movimento. Jogos como “Banco Imobiliário” ou “Jogo da Vida” podem ser adaptados para incluir atividades físicas. Habilidade BNCC: EF09EF06.

7. Atividades de Relaxamento e Alongamento

Incluir sessões de relaxamento e alongamento no final das aulas ajuda os alunos a entender a importância da recuperação muscular. Técnicas de respiração e meditação podem ser introduzidas para promover o bem-estar. Habilidade BNCC: EF09EF07.

8. Esportes Coletivos

Promover a prática de esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei, desenvolve habilidades de cooperação e comunicação entre os alunos. Além disso, esses esportes ajudam a melhorar a condição física geral. Habilidade BNCC: EF09EF08.

9. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, atividades aquáticas como natação, polo aquático ou jogos com bola na água são excelentes para desenvolver resistência e habilidades motoras. A água proporciona um ambiente seguro para a prática de exercícios. Habilidade BNCC: EF09EF09.

10. Jogos de Aventura

Organizar atividades ao ar livre, como escalada, trilhas ou caça ao tesouro, estimula a exploração e o contato com a natureza. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09EF10.

11. Atividades de Ciclismo

Promover passeios de bicicleta em grupo é uma forma divertida de incentivar a atividade física. Além de trabalhar a resistência, o ciclismo também ensina sobre segurança no trânsito e respeito às regras. Habilidade BNCC: EF09EF11.

12. Jogos de Estratégia

Incluir jogos de estratégia, como “Capture a Bandeira”, onde os alunos devem planejar e executar táticas para vencer, desenvolve o pensamento crítico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF09EF12.

13. Atividades de Expressão Corporal

Realizar atividades que envolvam expressão corporal, como teatro ou improvisação, ajuda os alunos a se conhecerem melhor e a se expressarem de forma criativa. Essa prática melhora a autoconfiança e a comunicação. Habilidade BNCC: EF09EF13.

14. Treinamento Funcional

Implementar um treinamento funcional que utilize o peso do corpo e equipamentos simples, como cordas e bolas, promove o fortalecimento muscular e a resistência. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. Habilidade BNCC: EF09EF14.

15. Atividades de Inclusão

Desenvolver atividades que promovam a inclusão de alunos com deficiência, como jogos adaptados e atividades em grupo, é fundamental para criar um ambiente escolar acolhedor e respeitoso. Habilidade BNCC: EF09EF15.