15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 5º ano fundamental

1. Jogo de Tabuada

Uma atividade lúdica que envolve o uso de cartas com operações matemáticas. Os alunos devem formar pares de cartas que resultem em uma mesma resposta. Essa atividade estimula a memorização da tabuada e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF05MA01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos. Cada resposta correta leva a uma nova pista, até que encontrem o “tesouro”. Essa atividade promove a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF05MA02.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse (como a altura dos colegas) e criam gráficos de barras ou de linhas. Essa atividade ajuda a entender a representação de dados e a análise gráfica. Habilidade BNCC: EF05MA03.

4. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilizar jogos como Sudoku ou quebra-cabeças matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos. Essas atividades podem ser feitas em grupos e estimulam a colaboração. Habilidade BNCC: EF05MA04.

5. Atividades de Medição

Os alunos realizam medições de objetos na sala de aula, como mesas e cadeiras, utilizando réguas e fitas métricas. Essa prática ajuda a entender conceitos de comprimento e unidades de medida. Habilidade BNCC: EF05MA05.

6. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos devem criar seus próprios problemas matemáticos e trocá-los com os colegas para resolver. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF05MA06.

7. Jogo da Velha Matemático

Adaptar o jogo da velha para incluir operações matemáticas. Os alunos devem resolver a operação para marcar seu espaço no tabuleiro. Essa atividade promove a prática de operações básicas. Habilidade BNCC: EF05MA07.

8. Simulação de Compras

Os alunos recebem uma quantia fictícia e devem “comprar” produtos em uma loja montada na sala de aula. Essa atividade ensina sobre adição, subtração e o conceito de dinheiro. Habilidade BNCC: EF05MA08.

9. Desafio de Frações

Os alunos participam de um desafio onde devem resolver problemas envolvendo frações, utilizando objetos concretos como pizzas ou bolos para facilitar a compreensão. Habilidade BNCC: EF05MA09.

10. Experimentos com Probabilidade

Realizar experimentos simples, como lançar dados ou moedas, e registrar os resultados. Os alunos devem calcular a probabilidade de cada evento. Essa atividade introduz conceitos de estatística. Habilidade BNCC: EF05MA10.

11. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos criam seus próprios jogos de tabuleiro que envolvem questões matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de revisar conteúdos. Habilidade BNCC: EF05MA11.

12. Atividades com Sequências Numéricas

Os alunos devem identificar e completar sequências numéricas em uma folha de atividades. Essa prática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão de padrões. Habilidade BNCC: EF05MA12.

13. Estudo de Medidas de Tempo

Os alunos aprendem a medir o tempo utilizando cronômetros e relógios, realizando atividades que envolvem cronometragem de tarefas. Habilidade BNCC: EF05MA13.

14. Desenho de Formas Geométricas

Os alunos devem desenhar e classificar formas geométricas utilizando régua e compasso. Essa atividade ajuda a entender as propriedades das figuras geométricas. Habilidade BNCC: EF05MA14.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos em contextos diversos. Habilidade BNCC: EF05MA15.