15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre racismo para educação infantil

1. Contação de Histórias sobre Diversidade

Utilize livros infantis que abordem a diversidade étnica e cultural, como “A Menina que Aprendeu a Ver” de Ruth Rocha. Promova uma roda de leitura onde as crianças possam discutir as histórias e refletir sobre as diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Atividade de Desenho Coletivo

Proponha que as crianças realizem um desenho coletivo que represente a diversidade de suas famílias. Cada aluno pode contribuir com um elemento que simbolize sua cultura. Habilidade BNCC: EF02AR01.

3. Jogo de Memória com Personalidades Negras

Crie um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personalidades negras importantes na história do Brasil. As crianças devem encontrar os pares e aprender sobre cada figura. Habilidade BNCC: EF15HI01.

4. Mural da Diversidade

Monte um mural na sala de aula onde as crianças possam colar fotos e informações sobre diferentes culturas e etnias. Isso ajudará a promover a aceitação e o respeito. Habilidade BNCC: EF02HI01.

5. Música e Dança de Diferentes Culturas

Apresente músicas e danças de diversas culturas, incentivando as crianças a participar e aprender sobre as tradições de cada uma. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Criação de Fantasias com Elementos Culturais

Organize uma atividade onde as crianças possam criar fantasias utilizando elementos que representem diferentes culturas. Isso pode incluir tecidos, acessórios e cores. Habilidade BNCC: EF02AR02.

7. Debate sobre Racismo

Promova um debate simples e adaptado à faixa etária, onde as crianças possam expressar o que entendem sobre racismo e como isso afeta as pessoas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Produção de Cartazes de Conscientização

As crianças podem criar cartazes que promovam a igualdade e o respeito entre as diferentes etnias. Esses cartazes podem ser expostos na escola. Habilidade BNCC: EF02AR03.

9. Visita a Museus ou Exposições

Organize uma visita a um museu ou exposição que trate da história da população negra no Brasil, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa. Habilidade BNCC: EF15HI02.

10. Criação de um Livro Coletivo

As crianças podem trabalhar juntas para criar um livro que conte histórias sobre suas próprias culturas e tradições, promovendo a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

11. Atividade de Culinária

Realize uma atividade de culinária onde as crianças possam preparar pratos típicos de diferentes culturas, aprendendo sobre os ingredientes e suas origens. Habilidade BNCC: EF02CI01.

12. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para encenar histórias que abordem o tema do racismo e da diversidade, permitindo que as crianças reflitam sobre as mensagens transmitidas. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Jogos de Role-Playing

Crie situações onde as crianças possam interpretar diferentes papéis em cenários que envolvem diversidade e inclusão, promovendo empatia e compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Piquenique Cultural

Organize um piquenique onde cada criança traga um prato típico de sua cultura, compartilhando e aprendendo sobre as tradições alimentares de cada um. Habilidade BNCC: EF02CI02.

15. Criação de um Diário da Diversidade

Incentive as crianças a manter um diário onde possam registrar suas reflexões sobre a diversidade e o respeito, promovendo a autoexpressão e a consciência crítica. Habilidade BNCC: EF15LP05.