15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre fotografia

A primeira atividade proposta é a criação de um álbum fotográfico temático. Os alunos devem escolher um tema, como natureza, arquitetura ou retratos, e capturar imagens que representem esse tema. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de imagens, estimulando a criatividade e a observação crítica dos alunos.

A segunda ideia é a realização de uma exposição fotográfica na escola. Os alunos podem trabalhar em grupos para selecionar suas melhores fotografias e organizá-las em uma mostra. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR02, que incentiva a comunicação e a expressão artística, além de promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.

A terceira atividade é a prática de fotografia de retrato, onde os alunos devem fotografar uns aos outros, explorando diferentes ângulos e iluminação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR03, que aborda a representação da identidade e a diversidade cultural, permitindo que os alunos reflitam sobre a individualidade e a autoimagem.

A quarta ideia é a criação de um projeto de fotografia documental. Os alunos devem escolher um tema social ou ambiental e documentar a realidade por meio de fotografias. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR04, que incentiva a reflexão crítica sobre a sociedade e o meio ambiente, promovendo a conscientização e o engajamento dos alunos.

A quinta atividade é a realização de um concurso de fotografia. Os alunos podem enviar suas melhores fotos e um júri pode escolher as vencedoras. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação estética e a análise crítica das obras, incentivando a competição saudável e a valorização do trabalho dos colegas.

A sexta ideia é a prática de fotografia em movimento. Os alunos podem capturar imagens de atividades esportivas ou de dança, explorando a dinâmica do movimento. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR06, que aborda a representação do corpo e do movimento, permitindo que os alunos experimentem diferentes técnicas fotográficas.

A sétima atividade é a criação de um diário visual. Os alunos devem registrar seu dia a dia por meio de fotografias, refletindo sobre suas experiências e sentimentos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR07, que incentiva a autoexpressão e a reflexão pessoal, promovendo o autoconhecimento e a empatia.

A oitava ideia é a realização de um projeto de fotografia colaborativa, onde os alunos trabalham em grupos para criar uma narrativa visual. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR08, que envolve a construção de significados por meio da arte, estimulando a criatividade e a cooperação entre os estudantes.

A nona atividade é a prática de fotografia de paisagens. Os alunos devem explorar a natureza ao redor da escola e capturar imagens que representem a beleza do ambiente. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF15AR09, que aborda a relação entre o ser humano e a natureza, promovendo a valorização do meio ambiente.

A décima ideia é a criação de um vídeo fotográfico, onde os alunos podem combinar suas fotografias com música e narração. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR10, que envolve a produção de diferentes linguagens artísticas, permitindo que os alunos explorem novas formas de expressão e comunicação.