15 Ideias de Atividades (BNCC) para o terceiro ano

1. Contação de Histórias: Promova sessões de contação de histórias onde os alunos possam ouvir e depois recontar a narrativa. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação de texto e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Quadrinhos: Os alunos podem criar quadrinhos baseados em histórias lidas em sala. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de enredos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Experimentos Científicos: Realizar pequenos experimentos, como a mistura de água e óleo, para discutir conceitos de ciência. Essa atividade promove a curiosidade e o método científico. Habilidade BNCC: EF02CI01.

4. Jogo da Memória com Palavras: Crie um jogo da memória utilizando palavras novas aprendidas em aula. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na memória. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Atividades de Matemática com Material Manipulativo: Utilize objetos do dia a dia para ensinar operações matemáticas, como adição e subtração. Essa prática facilita a compreensão de conceitos abstratos. Habilidade BNCC: EF02MA01.

6. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças. Essa atividade estimula a criatividade, a linguagem e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Visita a um Parque: Organize uma visita a um parque para observar a natureza e coletar elementos para um projeto de ciências. Essa atividade promove a observação e a interação com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI02.

8. Produção de Texto Coletiva: Os alunos podem produzir um texto em conjunto, onde cada um contribui com uma parte. Essa atividade desenvolve a escrita colaborativa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Jogo de Role-Playing: Crie situações onde os alunos possam atuar em diferentes papéis, como em uma loja ou em um restaurante. Essa atividade estimula a linguagem e a socialização. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de Mapas Mentais: Os alunos podem criar mapas mentais sobre um tema estudado, ajudando na organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Caça ao Tesouro: Organize uma caça ao tesouro com pistas que envolvam matemática e português. Essa atividade torna o aprendizado lúdico e dinâmico. Habilidade BNCC: EF02MA02.

12. Desenho Livre: Propor uma atividade de desenho livre onde os alunos possam expressar suas emoções e ideias. Essa prática estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF02AR01.

13. Estudo do Meio: Realizar um estudo do meio em que os alunos possam observar e registrar diferentes tipos de plantas e animais. Essa atividade desenvolve a observação e o respeito à natureza. Habilidade BNCC: EF02CI03.

14. Debate sobre Temas Sociais: Promova um debate sobre um tema social relevante, como a importância da reciclagem. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

15. Criação de um Jornal Escolar: Os alunos podem criar um jornal com notícias da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP09.