15 Ideias de Atividades (BNCC) trânsito séries iniciais

1. Jogo da Memória sobre Sinalização de Trânsito

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes sinais de trânsito. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, aprendendo sobre a função de cada sinal. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Placas de Trânsito

Peça aos alunos que criem suas próprias placas de trânsito utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, cada aluno deve apresentar sua placa e explicar sua importância. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre a sinalização. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Teatro de Fantoches sobre Segurança no Trânsito

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos dramatizam situações do cotidiano relacionadas à segurança no trânsito. Essa atividade ajuda a fixar conceitos de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Mapa do Trânsito da Escola

Os alunos devem criar um mapa do entorno da escola, identificando as principais vias e sinais de trânsito. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir uma discussão sobre a segurança nas vias. Habilidade BNCC: EF15GE01.

5. Desenho sobre o Trânsito

Proponha que os alunos desenhem uma cena de trânsito, destacando a importância de respeitar as regras. Após a atividade, os desenhos podem ser expostos em uma galeria na escola. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Visita a um Centro de Educação para o Trânsito

Organize uma visita a um centro de educação para o trânsito, onde os alunos poderão aprender sobre as regras e a importância da segurança viária através de atividades práticas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Jogo de Tabuleiro sobre Regras de Trânsito

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas sobre regras de trânsito para avançar. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, criando cartazes e panfletos que serão distribuídos na escola e na comunidade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Simulação de Situações de Trânsito

Realize uma simulação de situações de trânsito na escola, onde os alunos desempenham papéis de motoristas, pedestres e ciclistas. Essa atividade prática ajuda a vivenciar as regras de trânsito. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Criação de um Blog sobre Trânsito

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e dicas sobre segurança no trânsito. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa, além de promover a conscientização. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Piquenique Educativo sobre Trânsito

Organize um piquenique onde os alunos devem trazer alimentos que representem a diversidade cultural e discutir como o trânsito afeta a vida das pessoas. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Vídeo Educativo sobre Sinalização

Os alunos podem produzir um vídeo educativo explicando a importância da sinalização de trânsito. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Quiz sobre Trânsito

Realize um quiz interativo sobre regras de trânsito, onde os alunos podem responder perguntas em grupos. Essa atividade promove o aprendizado de forma dinâmica e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP07.

14. Discussão sobre Mobilidade Urbana

Promova uma discussão em sala de aula sobre mobilidade urbana e como ela impacta a vida das pessoas. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para melhorar a segurança no trânsito. Habilidade BNCC: EF15GE02.

15. Criação de um Diário de Trânsito

Peça aos alunos que mantenham um diário onde registram suas observações sobre o trânsito durante uma semana. Essa atividade estimula a reflexão e a análise crítica sobre o comportamento no trânsito. Habilidade BNCC: EF15LP08.