15 Ideias de Atividades (BNCC) “O Caso do Bolinho”

1. Leitura e Interpretação do Texto

Inicie a atividade com a leitura do conto “O Caso do Bolinho”. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre os principais personagens e eventos da história. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões e interpretações sobre as ações dos personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC de desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos literários, especificamente a habilidade EF15LP01.

2. Criação de Fantoches dos Personagens

Os alunos podem criar fantoches representando os personagens do conto. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar a compreensão da narrativa. Os fantoches podem ser utilizados em uma apresentação, onde os alunos encenam partes da história. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a produção de arte e a expressão através de diferentes linguagens.

3. Debate sobre Moral da História

Promova um debate em sala de aula sobre a moral da história apresentada em “O Caso do Bolinho”. Os alunos devem discutir o que aprenderam com a narrativa e como isso se aplica à vida real. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a análise e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4. Produção de Texto Criativo

Peça aos alunos que escrevam uma continuação para a história de “O Caso do Bolinho”. Eles devem criar novas aventuras para os personagens, utilizando sua criatividade e habilidades de escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros e formatos.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre o conto. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre detalhes da história, personagens e eventos. Essa atividade promove a revisão do conteúdo e a colaboração entre os alunos, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a compreensão e análise de textos.

6. Criação de Ilustrações

Os alunos podem criar ilustrações que representem cenas do conto “O Caso do Bolinho”. Essa atividade estimula a interpretação visual e a expressão artística, além de reforçar a compreensão da narrativa. As ilustrações podem ser expostas na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02 da BNCC, que aborda a criação e apreciação de obras de arte.

7. Análise dos Personagens

Realize uma atividade de análise dos personagens, onde os alunos devem descrever as características de cada um deles e discutir suas motivações. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das relações interpessoais, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que envolve a análise de personagens em narrativas.

8. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro baseado na história de “O Caso do Bolinho”. Eles devem desenvolver regras, desafios e perguntas relacionadas à narrativa. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de reforçar a compreensão do texto. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a criação de jogos e brincadeiras que estimulem a aprendizagem.

9. Discussão sobre Alimentação e Saúde

Utilize a história para iniciar uma discussão sobre alimentação saudável e a importância de escolhas alimentares. Os alunos podem pesquisar sobre os ingredientes do bolinho e discutir alternativas saudáveis. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01 da BNCC, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

10. Apresentação Oral

Por fim, os alunos podem realizar uma apresentação oral sobre o que aprenderam com “O Caso do Bolinho”. Eles devem compartilhar suas interpretações, reflexões e criações artísticas. Essa atividade promove a oratória e a confiança ao falar em público, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que envolve a apresentação de ideias e projetos.