15 Ideias de Atividades (BNCC) do 1º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes, promovendo a associação entre os dois. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma sessão de contação de histórias, onde cada um pode trazer um livro ou uma história para compartilhar com a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, conforme a habilidade EF15LP02.

3. Atividades de Roda de Conversa

Promover rodas de conversa sobre temas do cotidiano dos alunos, como família, amigos e brincadeiras. Essa prática estimula a expressão oral e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP03.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a organização de ideias, relacionada à habilidade EF15AR01.

5. Jogos de Rimas

Realizar jogos que envolvam a formação de rimas, ajudando os alunos a reconhecer sons e sílabas. Essa atividade é importante para o desenvolvimento da consciência fonológica, conforme a habilidade EF15LP04.

6. Atividades com Números

Propor atividades que envolvam a contagem de objetos, como brinquedos ou frutas, ajudando os alunos a desenvolverem noções de quantidade e números. Essa prática está alinhada à habilidade EF15MA01.

7. Desenho Livre

Permitir que os alunos desenhem livremente sobre um tema específico, como a natureza ou a família. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, relacionada à habilidade EF15AR02.

8. Atividades de Classificação

Propor atividades onde os alunos classifiquem objetos por cor, forma ou tamanho. Essa prática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a observação, alinhando-se à habilidade EF15MA02.

9. Música e Movimento

Integrar músicas e danças nas aulas, permitindo que os alunos se movimentem e se expressem através da música. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03.

10. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples, como misturar água e corante, para ensinar conceitos básicos de ciências. Essa prática estimula a curiosidade e a observação, alinhando-se à habilidade EF15CI01.

11. Jogo de Adivinhação

Fazer um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever um objeto sem nomeá-lo, estimulando a linguagem e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06.

13. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na escola, onde os alunos podem plantar e cuidar de plantas, promovendo o contato com a natureza e o aprendizado sobre o meio ambiente. Essa prática está alinhada à habilidade EF15CI02.

14. Jogos de Tabuleiro

Utilizar jogos de tabuleiro educativos que estimulem o raciocínio lógico e a socialização entre os alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA03.

15. Criação de um Diário de Classe

Incentivar os alunos a manter um diário de classe, onde eles podem registrar suas experiências e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP07.