15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições ou imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, promovendo a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos, utilizando elementos da cultura local ou temas abordados em sala. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos, em grupos, podem elaborar um texto coletivo sobre um tema específico, como meio ambiente ou amizade. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas, como adição e subtração, pode tornar o aprendizado mais divertido e prático. Habilidade BNCC: EF02MA01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda os alunos a entenderem conceitos básicos de ciências. Essa atividade promove a curiosidade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF02CI01.

6. Mapa do Tesouro

Os alunos podem criar um mapa do tesouro utilizando coordenadas e pistas, o que estimula o raciocínio espacial e a interpretação de mapas. Habilidade BNCC: EF02GE01.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades que envolvem quebra-cabeças e jogos de lógica ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA02.

10. Visitas a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais, aprendendo sobre arte e história de forma interativa. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e histórico. Habilidade BNCC: EF02HI01.