15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para deficientes

1. Atividade de Corrida com Obstáculos

A corrida com obstáculos é uma atividade que pode ser adaptada para alunos com diferentes tipos de deficiência. Os alunos podem participar em duplas, onde um aluno guia o outro, promovendo a inclusão. Os obstáculos podem ser cones, cordas ou outros materiais que ajudem a desenvolver a coordenação motora. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF01, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras e da percepção espacial.

2. Jogo de Quebra-Gelo: Passa ou Repassa

Este jogo é uma excelente forma de promover a interação entre os alunos. Os professores podem adaptar as perguntas para que sejam acessíveis a todos os alunos, independentemente de suas limitações. A atividade estimula a comunicação e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da convivência e do respeito às diferenças.

3. Dança Inclusiva

A dança inclusiva é uma atividade que permite que todos os alunos se expressem através do movimento. Os professores podem criar coreografias simples que todos possam acompanhar, utilizando músicas que sejam do agrado dos alunos. Essa atividade promove a autoestima e a expressão corporal, conforme a habilidade BNCC EF15EF03, que aborda a expressão e a apreciação da dança.

4. Atividades de Lazer com Bola

As atividades com bola podem ser adaptadas para diferentes deficiências. Por exemplo, alunos com deficiência visual podem utilizar bolas sonoras. O jogo pode ser realizado em equipe, promovendo a cooperação e o trabalho em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF04, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras e da prática de esportes.

5. Circuito de Agilidade

Um circuito de agilidade pode ser montado com diferentes estações, onde os alunos realizam atividades que desenvolvem a força, a coordenação e o equilíbrio. As estações podem incluir saltos, rasteiras e atividades de equilíbrio. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância da prática de atividades físicas para a saúde e o bem-estar.

6. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser uma forma divertida de trabalhar a estratégia e o raciocínio lógico. Os professores podem adaptar os jogos para que sejam acessíveis a todos os alunos, utilizando peças em braile ou tabuleiros com cores contrastantes. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância do jogo como forma de aprendizado.

7. Atividades de Natação Adaptada

A natação é uma atividade que pode ser muito benéfica para alunos com deficiência. Os professores podem organizar aulas de natação adaptadas, onde cada aluno recebe atenção individualizada. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância da prática de atividades aquáticas para o desenvolvimento motor.

8. Yoga Inclusivo

O yoga é uma prática que pode ser adaptada para todos os alunos, promovendo relaxamento e concentração. Os professores podem criar aulas que incluam posturas simples e exercícios de respiração. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a importância do autocuidado e do bem-estar.

9. Atividades de Ciclismo Adaptado

O ciclismo pode ser uma atividade inclusiva, utilizando bicicletas adaptadas para alunos com deficiência. Os professores podem organizar passeios em grupo, promovendo a socialização e o exercício físico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância da prática de esportes ao ar livre.

10. Jogos de Equipe com Revezamento

Os jogos de equipe com revezamento são uma forma de promover a inclusão e o trabalho em grupo. Os professores podem adaptar as regras para que todos os alunos possam participar, independentemente de suas habilidades. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF10, que trata da importância da cooperação e do respeito às regras nos jogos.