15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre substantivo para o ensino fundamental

1. Jogo da Memória de Substantivos

Crie um jogo da memória utilizando cartões com substantivos e suas definições. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Substantivos

Desenvolva um caça-palavras com substantivos de diferentes categorias (concretos, abstratos, coletivos). Os alunos devem encontrar e classificar os substantivos encontrados. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando substantivos que eles escolherem. Essa atividade promove a criatividade e a aplicação prática dos substantivos em contextos narrativos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo de Substantivos

Organize um bingo onde os alunos devem marcar os substantivos que ouvirem durante a leitura de um texto. Essa atividade ajuda na identificação auditiva e visual dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Descrição de Imagens

Apresente imagens variadas e peça aos alunos que escrevam frases descritivas utilizando substantivos. Essa atividade estimula a observação e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Mapa Mental de Substantivos

Os alunos devem criar um mapa mental com substantivos agrupados por categorias. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Realize um jogo de perguntas e respostas onde as questões envolvem substantivos. Os alunos devem responder utilizando frases completas. Essa atividade promove a oralidade e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Produção de Poemas

Incentive os alunos a escreverem poemas utilizando substantivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o uso dos substantivos em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Classificação de Substantivos

Peça aos alunos que classifiquem substantivos em grupos, como concretos, abstratos e coletivos. Essa atividade ajuda na compreensão das diferentes categorias de substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos com substantivos e suas definições. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação visual do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Rimas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar substantivos que rimem entre si. Essa atividade estimula a sonoridade das palavras e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevista com Substantivos

Os alunos devem realizar entrevistas uns com os outros, utilizando substantivos em suas perguntas e respostas. Essa atividade promove a interação e a prática oral. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade de Substantivos em Contexto

Peça aos alunos que escrevam pequenos textos ou parágrafos utilizando uma lista de substantivos fornecida. Essa atividade ajuda a contextualizar o uso dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem descrever um substantivo sem mencioná-lo, e os colegas devem adivinhar qual é. Essa atividade estimula a descrição e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Dicionário de Substantivos

Os alunos devem criar um dicionário ilustrado com substantivos que eles conhecem, incluindo definições e desenhos. Essa atividade promove a pesquisa e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP15.