15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre festa junina para educação infantil

1. Dança da Fogueira

Uma atividade divertida que envolve a dança em volta de uma fogueira (simulada) pode ser uma excelente forma de trabalhar a cultura popular. Os alunos podem aprender sobre as tradições das festas juninas, enquanto desenvolvem habilidades motoras e sociais. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a expressão corporal e a dança.

2. Pintura de Bandeirinhas

As bandeirinhas são um símbolo das festas juninas. Propor uma atividade de pintura onde as crianças possam criar suas próprias bandeirinhas pode estimular a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02AR03, que envolve a produção de obras de arte.

3. Contação de Histórias Juninas

Contar histórias relacionadas às festas juninas, como a origem da festa e personagens típicos, pode enriquecer o conhecimento cultural das crianças. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que trata da apreciação e produção de narrativas.

4. Criação de Máscaras de Personagens

As crianças podem criar máscaras de personagens típicos das festas juninas, como o caipira e a noiva. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF02AR04, que envolve a criação de personagens e cenários.

5. Jogo de Memória com Símbolos Juninos

Um jogo de memória que utiliza cartões com símbolos das festas juninas, como a fogueira, o milho e as bandeirinhas, pode ser uma forma lúdica de aprender. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA01, que aborda a memória e a atenção.

6. Preparação de Comidas Típicas

Envolver as crianças na preparação de comidas típicas, como pipoca e bolo de milho, pode ser uma ótima maneira de ensinar sobre a culinária junina. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI01, que trata da alimentação e saúde.

7. Montagem de um Arraial

Propor que as crianças montem um pequeno arraial na escola, com barracas e decoração, pode ser uma atividade muito rica. Essa experiência prática está alinhada à habilidade EF15GE01, que envolve a organização do espaço e a convivência em grupo.

8. Músicas e Brincadeiras Juninas

Ensinar músicas e brincadeiras tradicionais, como a dança da cadeira e a corrida de sacos, pode ser uma forma divertida de trabalhar a cultura. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que aborda a música e a dança.

9. Criação de Cartazes Informativos

As crianças podem criar cartazes informativos sobre a festa junina, destacando suas tradições e símbolos. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos informativos.

10. Teatro de Fantoches com Temática Junina

Realizar um teatro de fantoches com histórias juninas pode ser uma forma lúdica de trabalhar a linguagem e a expressão. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR05, que envolve a dramatização e a criação de narrativas.