15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura brasileira

1. Leitura e Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de poemas de autores brasileiros como Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. Após a leitura, os alunos devem analisar os temas, a linguagem e as emoções presentes nas obras. Essa atividade pode ser enriquecida com discussões em grupo, onde cada aluno compartilha suas interpretações. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Contos Coletivos

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um conto coletivo, onde cada aluno contribui com um parágrafo. Após a finalização, os contos podem ser apresentados em sala, promovendo a criatividade e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Personagens em Romances

Escolha um romance clássico da literatura brasileira, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Os alunos devem identificar e analisar os principais personagens, suas motivações e conflitos. Essa atividade pode incluir a elaboração de um mapa mental. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Resenhas Literárias

Os alunos devem ler um livro de sua escolha e produzir uma resenha literária, abordando aspectos como enredo, personagens e estilo do autor. As resenhas podem ser publicadas em um blog da turma, promovendo a escrita crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Temas Sociais em Literatura

Escolha obras que abordem temas sociais relevantes, como “Capitães da Areia” de Jorge Amado. Organize um debate em sala de aula, onde os alunos discutem as questões sociais apresentadas na obra e suas implicações na sociedade atual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Ilustrações para Livros

Após a leitura de um livro, os alunos devem criar ilustrações que representem cenas ou personagens da história. Essa atividade estimula a interpretação visual e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Estudo de Gêneros Literários

Apresente diferentes gêneros literários, como crônica, conto e poesia. Os alunos devem produzir textos em cada um desses gêneros, explorando suas características e estilos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas leituras, resenhas e reflexões sobre a literatura brasileira. Essa atividade promove a escrita e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Trechos de Obras Clássicas

Selecione trechos de obras clássicas da literatura brasileira e peça aos alunos que analisem a linguagem, os recursos literários e o contexto histórico. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação textual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Produção de Podcasts sobre Literatura

Os alunos podem criar podcasts onde discutem livros, autores e temas literários. Essa atividade estimula a oralidade e a pesquisa, além de ser uma forma moderna de compartilhar conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas sobre Autores Brasileiros

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre autores e obras da literatura brasileira. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Análise de Adaptações Cinematográficas

Escolha um filme baseado em uma obra literária brasileira e peça aos alunos que comparem o filme com o livro. Eles devem discutir as diferenças e semelhanças, além de refletir sobre a fidelidade da adaptação. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Fanzines Literários

Os alunos podem criar fanzines onde compartilham suas opiniões sobre livros, poesias e autores. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Estudo de Movimentos Literários

Promova uma pesquisa sobre os principais movimentos literários brasileiros, como o Modernismo e o Romantismo. Os alunos devem apresentar suas descobertas em forma de seminário. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Oficina de Escrita Criativa

Realize uma oficina de escrita criativa onde os alunos podem experimentar diferentes estilos e técnicas de escrita, inspirando-se em autores brasileiros. Essa atividade estimula a expressão individual e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP15.