15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 1º ano

1. Mapa do Brasil em Recorte

Uma atividade que estimula a percepção espacial é a confecção de um mapa do Brasil utilizando recortes de papel colorido. Os alunos podem recortar formas que representem os estados e colá-las em um grande papel. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.1, que envolve a identificação das regiões do Brasil e suas características.

2. Jogo de Memória Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando cartões que contenham imagens de elementos geográficos, como montanhas, rios e cidades. Essa atividade promove a associação entre imagens e nomes, desenvolvendo a habilidade GE1.2, que trata do reconhecimento de elementos naturais e construídos.

3. Roda dos Climas

Os alunos podem montar uma roda dos climas do Brasil, utilizando materiais recicláveis. Cada aluno pode representar um clima específico e apresentar suas características. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.3, que envolve a compreensão das diferentes climas e suas influências na vida das pessoas.

4. Pesquisa sobre o Lugar onde Vive

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o bairro onde vivem, coletando informações sobre a história, os pontos turísticos e as características geográficas. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.4, que incentiva a investigação sobre o espaço em que se vive.

5. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno pode criar um diário de viagem fictício, onde descreve uma viagem por diferentes regiões do Brasil. Eles devem incluir informações sobre a geografia, cultura e clima de cada lugar. Essa atividade está relacionada à habilidade GE1.5, que envolve a descrição de diferentes lugares e suas particularidades.

6. Mapa dos Alimentos Típicos

Os alunos podem elaborar um mapa do Brasil destacando os alimentos típicos de cada região. Essa atividade promove a conexão entre geografia e cultura, alinhando-se à habilidade GE1.6, que trata da relação entre os recursos naturais e a alimentação.

7. Estudo dos Animais Brasileiros

Os alunos podem pesquisar sobre os animais que habitam diferentes regiões do Brasil e criar um mural com as informações coletadas. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.7, que envolve a identificação da fauna brasileira e suas adaptações ao ambiente.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia do Brasil, onde devem responder questões relacionadas a capitais, rios e montanhas. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.8, que envolve a localização de cidades e características geográficas no mapa.

9. Experiência com Mapas Mentais

Os alunos podem criar mapas mentais sobre temas geográficos, como as regiões do Brasil ou os biomas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de informações, alinhando-se à habilidade GE1.9, que trata da representação gráfica de informações.

10. Apresentação de Projetos sobre Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver projetos sobre a importância da sustentabilidade em diferentes regiões do Brasil, apresentando soluções para problemas ambientais. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.10, que envolve a discussão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente.