15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde os alunos podem participar ativamente, fazendo perguntas e interagindo com a narrativa. Os professores podem escolher livros que estimulem a imaginação e a criatividade, como “O Pequeno Príncipe” ou “A Menina que Roubava Livros”. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais recicláveis e, em seguida, encenar uma história. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a oralidade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com as palavras ditas pelo professor. Essa atividade estimula a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Leitura Dramática

Os alunos escolhem um texto literário e o encenam em forma de leitura dramática. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de texto e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Criação de Livros Coletivos

Os alunos colaboram na criação de um livro coletivo, onde cada um escreve uma parte da história. Essa atividade estimula a escrita criativa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Oficina de Poesia

Os alunos participam de uma oficina onde aprendem sobre diferentes estilos de poesia e criam seus próprios poemas. Essa atividade desenvolve a sensibilidade estética e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Ilustração de Contos

Após a leitura de um conto, os alunos são convidados a ilustrar suas partes favoritas. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Debate sobre Livros

Os alunos participam de um debate sobre um livro lido em sala de aula, discutindo personagens, enredo e lições aprendidas. Essa atividade promove o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos baseadas em livros lidos, desenvolvendo habilidades de narrativa visual e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Caça ao Tesouro Literário

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde devem encontrar pistas relacionadas a livros e autores. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento literário. Habilidade BNCC: EF15LP08.

11. Música e Literatura

Os alunos exploram a relação entre música e literatura, criando letras de músicas inspiradas em histórias lidas. Essa atividade desenvolve a criatividade e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15AR03.

12. Criação de Blog Literário

Os alunos criam um blog onde publicam resenhas de livros que leram, desenvolvendo habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP09.

13. Teatro de Sombras

Os alunos criam um teatro de sombras baseado em uma história, desenvolvendo habilidades de dramatização e criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR04.

14. Clube do Livro

Os alunos formam um clube do livro onde discutem obras literárias, promovendo a leitura e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Criação de Vídeos Literários

Os alunos produzem vídeos onde apresentam resumos ou interpretações de livros, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP11.