15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos do magistério

1. Jogo de Memória com Conceitos da BNCC

Uma atividade interativa que pode ser utilizada para revisar conceitos importantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o jogo de memória. Os alunos podem criar cartas com termos e definições relacionadas às habilidades da BNCC, como a habilidade de reconhecer a importância da diversidade cultural (EF15AR01). Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conteúdos, além de promover a interação entre os alunos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, como a importância da preservação ambiental (EF02CI06). Essa atividade permite que os estudantes expressem sua criatividade enquanto trabalham em habilidades de escrita e ilustração. Além disso, a criação de quadrinhos pode ser uma forma divertida de discutir questões sociais e ambientais, promovendo a reflexão crítica.

3. Debates sobre Temas Contemporâneos

Organizar debates em sala de aula sobre temas contemporâneos, como a inclusão social (EF12LP01), é uma excelente maneira de desenvolver habilidades de argumentação e oratória. Os alunos podem pesquisar sobre o tema, preparar suas argumentações e apresentar suas opiniões, promovendo um ambiente de respeito e troca de ideias. Essa atividade também estimula o pensamento crítico e a empatia.

4. Produção de Vídeos Educativos

A produção de vídeos educativos pode ser uma atividade envolvente para os alunos do magistério. Eles podem escolher um tema da BNCC, como a história da arte (EF15AR03), e criar um vídeo explicativo. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de comunicação, além de permitir que os alunos explorem diferentes formas de expressão. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma, promovendo um aprendizado colaborativo.

5. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples é uma maneira prática de ensinar conceitos da BNCC, como a importância da observação e da investigação (EF02CI01). Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar experimentos, documentando suas descobertas. Essa atividade não apenas reforça o aprendizado teórico, mas também incentiva a curiosidade e o trabalho em equipe.

6. Criação de Blogs Educativos

Os alunos podem criar blogs educativos onde compartilham suas reflexões sobre temas da BNCC, como a ética e a cidadania (EF12LP02). Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o uso de tecnologias digitais. Além disso, os blogs podem ser uma plataforma para os alunos expressarem suas opiniões e interagirem com outros estudantes, promovendo um aprendizado colaborativo e significativo.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos da BNCC, como a história do Brasil (EF15HI01), é uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar regras, perguntas e desafios, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade também pode ser utilizada para revisar conteúdos antes de avaliações, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido.

8. Atividades de Leitura e Interpretação

Promover atividades de leitura e interpretação de textos que abordem temas da BNCC, como a literatura brasileira (EF15LP03), é fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Os alunos podem discutir em grupos os principais elementos dos textos, como personagens, enredos e contextos históricos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise literária, além de promover o gosto pela leitura.

9. Projetos de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver projetos de pesquisa sobre temas relevantes da BNCC, como a diversidade cultural (EF15AR01). Essa atividade envolve a coleta de dados, a análise de informações e a apresentação dos resultados. Os alunos podem trabalhar em grupos, o que estimula a colaboração e o compartilhamento de ideias. Além disso, os projetos de pesquisa ajudam a desenvolver habilidades de planejamento e organização.

10. Apresentações Culturais

Organizar apresentações culturais que celebrem a diversidade étnica e cultural do Brasil (EF15AR02) é uma forma de promover o respeito e a valorização das diferenças. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes culturas e preparar apresentações que incluam danças, músicas e comidas típicas. Essa atividade não apenas enriquece o aprendizado, mas também fortalece o senso de comunidade e pertencimento entre os alunos.