15 Ideias de Atividades (BNCC) de futsal ensino médio

1. Jogo de Futsal com Regras Adaptadas

Uma atividade que promove a compreensão das regras do futsal, onde os alunos são divididos em equipes e jogam uma partida com regras adaptadas. Essa atividade pode incluir modificações como o número de jogadores ou o tempo de jogo, visando facilitar a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Dribles e Condução de Bola

Os alunos praticam diferentes tipos de dribles e condução de bola em um circuito montado. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o controle da bola. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Torneio de Futsal

Organizar um torneio entre as turmas do ensino médio, onde cada equipe deve jogar um número determinado de partidas. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Análise de Jogos Profissionais

Assistir a um jogo de futsal profissional e, em seguida, discutir as estratégias utilizadas pelas equipes. Os alunos podem analisar táticas, formações e desempenhos individuais. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Criação de Estratégias de Jogo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma estratégia para um jogo de futsal, considerando a formação da equipe e as táticas a serem utilizadas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Treinamento de Finalizações

Os alunos praticam diferentes tipos de finalizações a gol, como chutes de média distância e cabeceios. Essa atividade foca no aprimoramento da precisão e da potência dos chutes. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Posse de Bola

Realizar jogos em que o objetivo é manter a posse de bola por um determinado tempo. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de passe e movimentação sem a bola. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Simulação de Situações de Jogo

Os alunos participam de simulações onde devem resolver problemas táticos em situações específicas, como um jogador a menos ou um empate no final do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Alongamento e Aquecimento

Antes de iniciar as atividades de futsal, os alunos participam de uma sessão de alongamento e aquecimento, aprendendo a importância desses exercícios para prevenir lesões. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de um Diário de Treino

Os alunos mantêm um diário onde registram suas atividades de treino, reflexões sobre o desempenho e metas pessoais. Essa prática incentiva a autoavaliação e o desenvolvimento pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF10.