15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação especial inclusiva

1. Jogo da Memória Inclusivo

O Jogo da Memória é uma atividade que pode ser adaptada para atender às necessidades de alunos com diferentes tipos de deficiência. Os alunos podem criar cartões com imagens e palavras que representam conceitos estudados. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, promovendo a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Recursos Visuais

A contação de histórias é uma prática que pode ser enriquecida com o uso de recursos visuais, como fantoches, ilustrações e vídeos. Essa atividade ajuda na compreensão do texto e no desenvolvimento da linguagem oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Visuais

As atividades de artes visuais, como pintura e colagem, podem ser adaptadas para alunos com deficiências motoras, utilizando materiais que facilitem a manipulação. Essa prática estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogos de Movimento

Os jogos de movimento, como a dança e as gincanas, podem ser adaptados para incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas. Essas atividades promovem a socialização e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma estratégia que envolve a leitura de um texto em conjunto, permitindo que alunos com dificuldades de leitura possam acompanhar e participar. Essa prática desenvolve a compreensão e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão escrita. Os alunos podem trabalhar em grupos, permitindo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples pode ser uma forma divertida de ensinar conceitos de ciências. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a inclusão e a aprendizagem colaborativa. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades de alunos com deficiências cognitivas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Atividades de Música e Ritmo

As atividades de música e ritmo podem ser adaptadas para incluir todos os alunos, utilizando instrumentos simples e movimentos corporais. Essa prática desenvolve a coordenação motora e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de Projetos de Vida

A criação de projetos de vida é uma atividade que permite aos alunos refletirem sobre seus objetivos e aspirações. Essa prática promove a autoavaliação e o planejamento pessoal. Habilidade BNCC: EF15ET01.

11. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que pode ser realizada em grupo, promovendo a inclusão e o trabalho em equipe. Os alunos aprendem sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing permitem que os alunos assumam diferentes papéis, promovendo a empatia e a compreensão das emoções alheias. Essa atividade é especialmente benéfica para alunos com dificuldades sociais. Habilidade BNCC: EF15EF02.

13. Criação de Vídeos Educativos

A criação de vídeos educativos é uma atividade que estimula a criatividade e o uso de tecnologias. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver roteiros e gravar suas produções. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Atividades de Culinária

As atividades de culinária podem ser adaptadas para incluir todos os alunos, promovendo a inclusão e o aprendizado de habilidades práticas. Essa prática estimula a autonomia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET02.

15. Criação de Mapa Conceitual

A criação de mapas conceituais é uma técnica que ajuda os alunos a organizarem suas ideias e a visualizarem relações entre conceitos. Essa atividade é útil para alunos com dificuldades de organização. Habilidade BNCC: EF15LP06.