15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física 3º ano

1. Jogo da Memória com Movimentos

Uma atividade que estimula a memória e a coordenação motora. Os alunos devem formar pares de cartas que representam movimentos, como saltar, correr ou girar. Ao encontrar um par, o aluno deve realizar o movimento correspondente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a importância do movimento.

2. Corrida de Revezamento

Divida a turma em equipes e organize uma corrida de revezamento. Cada aluno deve correr uma distância determinada e passar o bastão para o próximo. Essa atividade desenvolve a resistência física e o trabalho em equipe, atendendo à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da cooperação nas atividades físicas.

3. Dança das Cadeiras

Uma versão adaptada do clássico jogo, onde os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira. Para aumentar a atividade física, ao invés de sentar, os alunos devem realizar um exercício como agachamento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF03, que promove a expressão corporal.

4. Circuito de Obstáculos

Monte um circuito com diferentes obstáculos, como cones, cordas e pneus. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado. Essa atividade desenvolve a agilidade e a coordenação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras.

5. Futebol Adaptado

Organize um jogo de futebol com regras adaptadas, como o uso de uma bola maior ou a limitação de toques. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças, além de desenvolver habilidades motoras e sociais, conforme a habilidade BNCC EF15EF05.

6. Caça ao Tesouro

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos devem seguir pistas que os levam a diferentes locais da escola, realizando atividades físicas em cada parada, como saltos ou corridas. Essa atividade estimula a curiosidade e a atividade física, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06.

7. Yoga para Crianças

Introduza posturas de yoga adaptadas para crianças, promovendo relaxamento e concentração. Essa prática ajuda a desenvolver a flexibilidade e a consciência corporal, atendendo à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a saúde e o bem-estar.

8. Brincadeiras Tradicionais

Resgate brincadeiras tradicionais como “pular corda” ou “queimada”. Essas atividades promovem a socialização e o desenvolvimento motor, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que valoriza a cultura corporal.

9. Atividades com Bola

Realize atividades que envolvam o uso de diferentes tipos de bolas, como vôlei ou basquete. Os alunos podem aprender a passar, driblar e arremessar, desenvolvendo habilidades motoras e de trabalho em equipe, conforme a habilidade BNCC EF15EF09.

10. Jogos de Tabuleiro Ativos

Crie jogos de tabuleiro que envolvam atividades físicas. Por exemplo, ao cair em uma casa específica, o aluno deve realizar um exercício. Essa atividade combina raciocínio lógico e movimento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que promove a interdisciplinaridade.