15 Ideias de Atividades (BNCC) fundamental 2 educação física

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários ao acertá-los com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a estratégia e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma excelente maneira de trabalhar a resistência e a coordenação motora. Os alunos devem superar diferentes desafios, como saltar, rastejar e correr. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade divertida que estimula a música e o movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade pode ser adaptada com diferentes estilos musicais e pode incluir desafios de dança. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte, permitindo que todos os alunos participem, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para garantir que todos tenham a chance de jogar e se divertir. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove a velocidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em equipes e devem completar uma determinada distância, passando o bastão entre si. Essa atividade pode ser realizada em diferentes formatos, como corrida de obstáculos ou corrida em zigue-zague. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro clássicos em versões gigantes para serem jogados ao ar livre é uma forma divertida de estimular o raciocínio lógico e a interação social. Os alunos podem participar de jogos como xadrez, damas ou jogo da velha, utilizando peças grandes. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Yoga

Introduzir práticas de yoga nas aulas de educação física ajuda os alunos a desenvolverem a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade. As aulas podem incluir posturas simples e técnicas de respiração, promovendo o relaxamento e o bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Os alunos são divididos em equipes e recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem encontrar objetos escondidos. Essa atividade estimula a colaboração e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Natação

A natação é uma habilidade essencial e pode ser ensinada de forma lúdica. Os alunos podem participar de jogos aquáticos que promovem a resistência e a técnica de nado. É importante garantir a segurança durante as atividades na água. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma forma tradicional de promover a interação e a cultura. Os alunos podem participar de brincadeiras como “Ciranda Cirandinha” ou “A Roda”, que incentivam o movimento e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF10.