15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para deficientes visuais

1. Jogo de Toque

O jogo de toque é uma atividade que estimula a percepção tátil e auditiva dos alunos deficientes visuais. Os alunos são divididos em dois grupos, e um deles deve tocar o outro, enquanto o grupo que está sendo tocado deve se mover para evitar o contato. Essa atividade pode ser adaptada para incluir sons, como apitos ou sinos, que ajudam na localização dos colegas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida com Guias

Na corrida com guias, os alunos deficientes visuais são emparelhados com um colega que os orienta durante a corrida. O guia deve usar uma corda ou fita para manter a conexão, ajudando o aluno a se orientar no espaço. Essa atividade promove a confiança e a autonomia dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Futebol Sonoro

O futebol sonoro é uma adaptação do futebol tradicional, onde a bola possui guizos ou apitos que emitem sons ao serem movimentados. Os alunos podem ouvir a bola e se orientar melhor durante o jogo. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras com Sons

Essa atividade é uma versão adaptada da dança das cadeiras, onde, ao invés de cadeiras, são utilizados objetos sonoros. Quando a música parar, os alunos devem encontrar um objeto sonoro. Essa dinâmica estimula a audição e a movimentação no espaço. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Obstáculos

Um circuito de obstáculos pode ser montado utilizando diferentes materiais que os alunos devem percorrer. Os obstáculos devem ser identificados por sons ou texturas, permitindo que os alunos explorem o ambiente de forma segura. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades com Bolas de Diferentes Texturas

Utilizar bolas com diferentes texturas e tamanhos para que os alunos possam explorar e identificar as diferenças táteis. As atividades podem incluir arremessos, passes e dribles, promovendo a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Caça ao Tesouro Sonoro

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que emitem sons. Cada objeto pode ter uma pista auditiva que os ajude a localizá-lo. Essa atividade estimula a atenção e a percepção auditiva. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Yoga com Sons

As aulas de yoga podem ser adaptadas para incluir sons que ajudem os alunos a se concentrar e relaxar. O professor pode usar instrumentos musicais ou sons da natureza para guiar os alunos nas posturas. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Memória Tátil

Os jogos de memória tátil consistem em utilizar objetos de diferentes texturas que os alunos devem memorizar e encontrar. Essa atividade estimula a memória e a percepção tátil, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação com Guias

A natação pode ser uma atividade inclusiva, onde os alunos deficientes visuais são acompanhados por guias na piscina. Os guias podem usar cordas ou sinais sonoros para ajudar os alunos a se orientarem. Habilidade BNCC: EF15EF10.