15 Ideias de Atividades (BNCC) no EJA

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade lúdica que estimula o raciocínio e a construção de vocabulário. Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando termos relacionados a temas estudados, como cidadania e meio ambiente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e produção de textos em diferentes gêneros.

2. Debate sobre Cidadania

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relevantes para a sociedade, como direitos e deveres do cidadão. Essa atividade promove a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que trata da formação de uma postura crítica e reflexiva.

3. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre suas experiências e aprendizados no EJA. Essa atividade estimula a escrita e a expressão pessoal, além de desenvolver habilidades digitais. Está relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e mídias.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os estudantes podem produzir vídeos curtos sobre temas abordados em sala, como história ou matemática. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de desenvolver a habilidade EF15MA05, que envolve a resolução de problemas matemáticos em contextos variados.

5. Leitura de Contos e Criação de Fábulas

Leitura de contos clássicos seguida da criação de fábulas pelos alunos. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de narrativas, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da análise e interpretação de textos literários.

6. Visitas a Museus Virtuais

Realizar visitas a museus virtuais, onde os alunos podem explorar exposições e aprender sobre arte e cultura. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

7. Jogo de Matemática com Cartas

Utilizar um baralho para criar jogos matemáticos que envolvam operações básicas. Essa atividade promove o aprendizado de forma divertida e está alinhada à habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

8. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre temas estudados, facilitando a organização do conhecimento. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a construção de conceitos e relações entre diferentes áreas do conhecimento.

9. Entrevistas com Profissionais

Promover entrevistas com profissionais de diversas áreas para que os alunos conheçam diferentes trajetórias e profissões. Essa atividade estimula a curiosidade e está alinhada à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos orais e escritos.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de interesse, como saúde e meio ambiente. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15CI03, que envolve a comunicação de informações de forma clara e objetiva.