15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre carnaval ensino fundamental

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e glitter. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de abordar a importância da sustentabilidade. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR01).

2. Desfile de Fantasias

Organizar um desfile de fantasias em sala de aula, onde cada aluno apresenta sua fantasia e explica sua escolha. Essa atividade promove a oralidade e a valorização da cultura popular. Habilidade BNCC: Português – (EF15LP01).

3. Música e Dança de Carnaval

Os alunos podem aprender e apresentar uma coreografia de uma música de carnaval. Essa atividade envolve o movimento corporal e a apreciação musical, além de promover a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: Educação Física – (EF15EF01).

4. História do Carnaval

Realizar uma pesquisa sobre a história do carnaval no Brasil e em outros países, apresentando as diferenças e semelhanças. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica. Habilidade BNCC: História – (EF15HI01).

5. Confecção de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos ritmos do carnaval. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR02).

6. Pintura de Painéis Temáticos

Organizar uma atividade de pintura coletiva em painéis que retratem o carnaval, suas cores e tradições. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR03).

7. Contação de Histórias de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e contar histórias populares relacionadas ao carnaval, como lendas e mitos. Essa atividade desenvolve a habilidade de contar histórias e a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: Português – (EF15LP02).

8. Jogos de Carnaval

Realizar jogos típicos de carnaval, como a corrida de sacos ou a dança das cadeiras, que promovem a interação e a diversão entre os alunos. Habilidade BNCC: Educação Física – (EF15EF02).

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância do carnaval e suas tradições, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR04).

10. Oficina de Culinária de Carnaval

Promover uma oficina de culinária onde os alunos possam preparar pratos típicos do carnaval, como o famoso “feijão-tropeiro” ou “bolinho de chuva”. Essa atividade envolve a prática de habilidades culinárias e a valorização da gastronomia local. Habilidade BNCC: Ciências – (EF15CI01).

11. Criação de um Jornal do Carnaval

Os alunos podem criar um jornal escolar abordando as festividades de carnaval, com notícias, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Português – (EF15LP03).

12. Estudo das Cores do Carnaval

Realizar uma atividade que explore as cores do carnaval, onde os alunos podem criar uma paleta de cores e discutir seu significado. Essa atividade promove a percepção estética e a criatividade. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR05).

13. Mapa do Carnaval Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as principais festas de carnaval em cada região, discutindo as diferenças culturais. Essa atividade desenvolve a geografia e a cultura brasileira. Habilidade BNCC: Geografia – (EF15GE01).

14. Criação de um Blog sobre Carnaval

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre o carnaval, utilizando a tecnologia como ferramenta de expressão. Habilidade BNCC: Educação Digital – (EF15ED01).

15. Debate sobre a Evolução do Carnaval

Promover um debate em sala de aula sobre a evolução do carnaval ao longo dos anos, discutindo suas transformações e impactos sociais. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: História – (EF15HI02).