15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências corpo humano séries iniciais

1. Montagem do Corpo Humano em 3D

Os alunos podem criar uma maquete do corpo humano utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão. Essa atividade permite que eles identifiquem e nomeiem os principais órgãos e sistemas do corpo humano. A habilidade BNCC correspondente é Ciências – EF02CI01, que aborda a identificação das partes do corpo e suas funções.

2. Jogo da Memória dos Órgãos

Crie um jogo da memória com cartas que representem diferentes órgãos do corpo humano e suas funções. Os alunos devem emparelhar as cartas corretas, promovendo a memorização e o aprendizado lúdico. Essa atividade está alinhada com a habilidade Ciências – EF02CI02, que envolve a compreensão das funções dos órgãos.

3. Experiência com os Sentidos

Realize uma atividade onde os alunos explorem os cinco sentidos. Eles podem fazer degustações, ouvir sons, tocar diferentes texturas e observar cores. Essa experiência prática ajuda a entender como os sentidos funcionam e se relacionam com o corpo humano, alinhando-se à habilidade Ciências – EF02CI03.

4. Criação de um Diário do Corpo

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades físicas e alimentares ao longo de uma semana. Isso os ajuda a entender a importância de hábitos saudáveis e como eles afetam o corpo. A habilidade BNCC relacionada é Ciências – EF02CI04, que aborda a relação entre saúde e qualidade de vida.

5. Teatro dos Órgãos

Organize uma apresentação teatral onde os alunos representam diferentes órgãos do corpo humano. Cada aluno pode pesquisar sobre o órgão que irá interpretar, apresentando suas funções e características. Essa atividade está alinhada com a habilidade Ciências – EF02CI05, que envolve a comunicação e a expressão de ideias.

6. Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um grande mapa do corpo humano em sala de aula, utilizando papel kraft e canetas coloridas. Eles devem identificar e rotular os principais órgãos e sistemas, promovendo o aprendizado colaborativo. A habilidade correspondente é Ciências – EF02CI06, que trata da representação do corpo humano.

7. Experimento com o Pulso

Os alunos podem medir seu pulso em diferentes momentos, como após atividades físicas e em repouso. Essa atividade ajuda a entender a circulação sanguínea e a importância do coração. A habilidade BNCC relacionada é Ciências – EF02CI07, que aborda o funcionamento do sistema circulatório.

8. Alimentação Saudável

Promova uma atividade onde os alunos devem montar um prato saudável utilizando recortes de revistas. Eles devem justificar suas escolhas alimentares e discutir a importância de uma dieta equilibrada. Essa atividade se alinha à habilidade Ciências – EF02CI08, que trata da alimentação e saúde.

9. A Importância da Água

Realize uma discussão sobre a importância da água para o corpo humano. Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a quantidade de água que devemos ingerir e suas funções. A habilidade BNCC correspondente é Ciências – EF02CI09, que aborda a importância da água para a saúde.

10. Jogos de Movimento

Organize uma série de jogos que envolvam movimento, como corrida, dança e brincadeiras tradicionais. Os alunos devem refletir sobre como essas atividades afetam seu corpo e sua saúde. Essa atividade está alinhada com a habilidade Educação Física – EF02EF01, que trata da prática de atividades físicas.