15 Ideias de Atividades (BNCC) para EJA anos iniciais

1. Jogo de Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam, estimulando a memória e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história ou um texto coletivo. Cada aluno contribui com uma parte, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade pode ser feita em formato digital ou em papel. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura e Interpretação de Contos

Selecionar contos curtos e realizar uma leitura em voz alta, seguida de discussões em grupo sobre os personagens, enredo e moral da história. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora e a capacidade crítica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos devem pesquisar um tema específico e criar cartazes informativos que apresentem dados e informações relevantes. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Jogos de Role-Playing

Promover atividades de dramatização onde os alunos assumem papéis de personagens de histórias ou situações do cotidiano. Isso ajuda no desenvolvimento da empatia e da expressão oral. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que podem ser feitos com materiais simples, como a mistura de substâncias para observar reações. Essa atividade incentiva a curiosidade e o método científico. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade promove a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Debates sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, onde os alunos podem expressar suas opiniões e ouvir diferentes pontos de vista. Essa atividade desenvolve a argumentação e o respeito à diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais que envolvam operações matemáticas, como adição e subtração, para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Visitas a Museus Virtuais

Explorar museus virtuais e discutir as obras e exposições apresentadas. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e artístico dos alunos, além de ser uma experiência enriquecedora. Habilidade BNCC: EF15AR02.