15 Ideias de Atividades (BNCC) pré I

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que fazem parte do vocabulário da turma. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao mesmo tempo, praticar a leitura e a escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais recicláveis e, em seguida, usar esses fantoches para contar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção e a interpretação de narrativas.

3. Atividade de Classificação de Objetos

Propor aos alunos que classifiquem objetos de acordo com suas características (cor, tamanho, forma) pode ser uma forma divertida de aprender sobre categorização. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA01, que trata da organização e classificação de informações.

4. Pintura com os Sentidos

Utilizar diferentes materiais para pintura, como areia, folhas e tintas, permite que os alunos explorem suas percepções sensoriais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.

5. Caça ao Tesouro com Números

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que correspondem a números ou quantidades específicas. Essa atividade promove a noção de quantidade e a contagem, alinhando-se à habilidade EF15MA02, que envolve a compreensão de números e suas representações.

6. Dança das Cadeiras com Música

Uma versão divertida da dança das cadeiras, onde os alunos devem se mover ao som de músicas e, quando a música parar, encontrar um lugar para sentar. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização, alinhando-se à habilidade EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais.

7. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação e a comunicação de conhecimentos sobre a natureza.

8. Jogo de Rimas

Propor um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam entre si. Essa atividade estimula a consciência fonológica e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da exploração de rimas e sonoridades na língua.

9. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos, permite que os alunos explorem conceitos de ciências de forma prática. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e a experimentação de fenômenos naturais.

10. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação de diferentes formas de arte.