15 Ideias de Atividades (BNCC) grandezas e medidas 2º ano

1. Medindo Comprimentos com Fitas Métricas

Uma atividade prática que envolve o uso de fitas métricas para medir objetos na sala de aula. Os alunos podem medir mesas, cadeiras e outros itens, registrando as medidas em centímetros. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA05), que aborda a comparação e a medição de comprimentos.

2. Criando Gráficos de Altura

Os alunos podem medir a altura de seus colegas e criar um gráfico de barras para representar esses dados. Essa atividade promove a noção de grandezas e medidas, além de desenvolver habilidades de interpretação de gráficos. A habilidade BNCC correspondente é a EF02MA06.

3. Pesando Alimentos

Utilizando balanças, os alunos podem pesar diferentes alimentos, como frutas e legumes. Essa atividade ajuda a entender a medida de massa e está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA07), que trata da comparação de massas.

4. Explorando a Temperatura

Os alunos podem utilizar termômetros para medir a temperatura de diferentes ambientes, como a sala de aula e o pátio. Essa atividade permite que os alunos compreendam a grandeza da temperatura e sua medição, conforme a habilidade BNCC (EF02MA08).

5. Medindo Áreas com Quadrados

Os alunos podem usar quadrados de papel para medir a área de diferentes superfícies, como mesas e quadros. Essa atividade ajuda a introduzir o conceito de área e está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA09).

6. Criando Relógios de Sol

Os alunos podem construir um relógio de sol e aprender a medir o tempo com base na posição do sol. Essa atividade é uma forma divertida de entender a passagem do tempo e está relacionada à habilidade BNCC (EF02MA10).

7. Jogo de Estimativas

Os alunos podem participar de um jogo onde estimam o comprimento de objetos e depois medem para verificar a precisão de suas estimativas. Essa atividade reforça a habilidade de estimar e medir, conforme a habilidade BNCC (EF02MA11).

8. Comparando Volumes com Recipientes

Utilizando recipientes de diferentes tamanhos, os alunos podem comparar volumes de líquidos. Essa atividade é prática e visual, ajudando os alunos a entender a grandeza do volume, alinhada à habilidade BNCC (EF02MA12).

9. Criando um Calendário de Atividades

Os alunos podem criar um calendário onde registram atividades diárias e suas durações. Essa atividade ajuda a entender a passagem do tempo e a organização, conforme a habilidade BNCC (EF02MA13).

10. Explorando Formas Geométricas

Os alunos podem explorar diferentes formas geométricas e suas medidas, como perímetro e área. Essa atividade é fundamental para a compreensão das grandezas e medidas, alinhada à habilidade BNCC (EF02MA14).