15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês fundamental 1

1. Jogo de Memória com Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com palavras e imagens em inglês. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro em Inglês

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estão escritas em inglês. Os alunos devem decifrar as pistas para encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música e Dança

Utilize músicas em inglês para ensinar novas palavras e expressões. Os alunos podem aprender a letra e criar uma coreografia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Desenho e Descrição

Pede-se aos alunos que desenhem um objeto e, em seguida, escrevam uma descrição em inglês. Essa atividade desenvolve a escrita e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevista com um Colega

Os alunos devem entrevistar um colega em inglês, fazendo perguntas simples sobre hobbies e interesses. Essa prática melhora a fluência. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e o uso do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Role-Playing

Simulações de situações do cotidiano onde os alunos devem interagir em inglês. Isso ajuda a desenvolver a conversação e a compreensão auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartões Postais

Os alunos criam cartões postais em inglês, descrevendo lugares que gostariam de visitar. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Quiz de Vocabulário

Organize um quiz onde os alunos devem responder perguntas sobre vocabulário aprendido. Isso reforça o conhecimento e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Vídeos em Inglês

Os alunos assistem a vídeos curtos em inglês e depois discutem o conteúdo em grupos. Essa atividade melhora a compreensão auditiva e a interação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de um Dicionário Pessoal

Cada aluno cria um dicionário pessoal com palavras novas que aprenderam. Isso ajuda na retenção do vocabulário e na prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividades de Leitura em Voz Alta

Os alunos leem em voz alta textos simples em inglês, praticando a pronúncia e a entonação. Essa atividade é essencial para a fluência. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Crie jogos de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas em inglês para avançar. Essa atividade torna o aprendizado mais lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Apresentações em Grupo

Os alunos se reúnem em grupos para preparar uma apresentação sobre um tema de interesse em inglês. Isso desenvolve habilidades de pesquisa e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP15.