15 Ideias de Atividades (BNCC) de história para 1º ano ensino fundamental

1. Linha do Tempo da História Pessoal

Nesta atividade, os alunos criarão uma linha do tempo com eventos significativos de suas vidas. Eles devem desenhar ou colar fotos que representem momentos importantes, como aniversários, viagens ou conquistas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI01, que incentiva a compreensão do tempo e a construção de narrativas pessoais.

2. Contação de Histórias de Avós

Os alunos trarão relatos de seus avós sobre como era a vida no passado. Após a contação, eles poderão desenhar ou escrever sobre uma história que mais os impressionou. Essa atividade atende à habilidade EF15HI02, que busca desenvolver a capacidade de ouvir e relatar histórias.

3. Mapa do Brasil e Suas Regiões

Os alunos irão colorir um mapa do Brasil, identificando as cinco regiões e suas características. Em grupos, eles discutirão as diferenças culturais e históricas de cada região. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15HI03, que envolve a localização e a identificação das regiões do Brasil.

4. Jogo de Memória com Personagens Históricos

Os alunos criarão um jogo de memória com figuras de personagens históricos importantes do Brasil. Cada par deve incluir a imagem e uma breve descrição do personagem. Essa atividade se conecta à habilidade EF15HI04, que promove o reconhecimento de figuras históricas e suas contribuições.

5. Teatro de Fantoches sobre a História do Brasil

Os alunos criarão fantoches e encenarão uma pequena peça sobre um evento histórico do Brasil, como a Independência ou a Proclamação da República. Essa atividade atende à habilidade EF15HI05, que estimula a expressão artística e a compreensão de eventos históricos.

6. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno fará um diário de bordo onde registrará suas descobertas sobre a história do Brasil ao longo do semestre. Eles poderão incluir desenhos, recortes e textos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI06, que incentiva a reflexão sobre o aprendizado.

7. Visita Virtual a Museus

Os alunos participarão de uma visita virtual a um museu de história, onde poderão explorar exposições e aprender sobre artefatos históricos. Após a visita, eles farão um desenho ou uma apresentação sobre o que mais gostaram. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15HI07, que promove a pesquisa e a apreciação da história.

8. Confecção de Cartazes sobre Datas Comemorativas

Os alunos criarão cartazes informativos sobre datas comemorativas importantes na história do Brasil, como o Dia da Independência. Eles deverão incluir informações sobre a data, o que é comemorado e a importância histórica. Essa atividade atende à habilidade EF15HI08, que envolve a compreensão de datas e eventos significativos.

9. Entrevista com um Morador da Comunidade

Os alunos realizarão entrevistas com moradores mais velhos da comunidade para aprender sobre a história local. Eles deverão registrar as informações e apresentá-las para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI09, que incentiva a pesquisa e a valorização da história local.

10. Criação de um Livro de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criarão uma história em quadrinhos que retrate um evento histórico do Brasil. Eles deverão pesquisar sobre o evento e apresentar os personagens e a narrativa de forma criativa. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15HI10, que estimula a criatividade e a compreensão de narrativas históricas.