15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre família para educação infantil

1. Mural da Família

Proponha que as crianças tragam fotos de seus familiares e montem um mural coletivo na sala de aula. Essa atividade promove a interação entre os alunos e a valorização da diversidade familiar. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Livro de Histórias da Família

As crianças podem criar um livro ilustrado contando a história de sua família. Elas devem desenhar e escrever sobre momentos importantes, como aniversários e viagens. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Entrevista com os Pais

Organize uma atividade onde as crianças entrevistem seus pais sobre a infância deles. Isso pode ser feito em forma de perguntas e respostas, e depois as crianças podem compartilhar o que aprenderam com a turma. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Jogo de Memória das Famílias

Crie um jogo de memória com imagens de diferentes tipos de famílias. As crianças devem encontrar os pares e discutir as semelhanças e diferenças entre as famílias representadas. Habilidade BNCC: EI03ET01.

5. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar fantoches que representam membros de suas famílias e encenar pequenas peças sobre situações do cotidiano familiar. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EI03CG03.

6. Receita da Família

Peça para as crianças trazerem uma receita de um prato típico da família. Elas podem apresentar a receita e, se possível, preparar o prato na escola. Habilidade BNCC: EI03ET02.

7. Árvore Genealógica

As crianças podem desenhar uma árvore genealógica simples, identificando os membros da família. Essa atividade ajuda a entender a estrutura familiar e a importância das relações. Habilidade BNCC: EI03CG04.

8. Cartões de Dia dos Pais ou Mães

Proponha que as crianças confeccionem cartões para o Dia dos Pais ou Dia das Mães, expressando seu amor e gratidão. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e emocionais. Habilidade BNCC: EI03EF03.

9. Música sobre a Família

As crianças podem criar uma música ou uma canção sobre suas famílias. Essa atividade estimula a criatividade musical e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EI03EF04.

10. Caça ao Tesouro Familiar

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a informações sobre as famílias dos alunos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03ET03.

11. Desenho da Família

As crianças podem fazer um desenho livre de sua família, representando cada membro de forma criativa. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressão artística e a autoimagem. Habilidade BNCC: EI03CG05.

12. Roda de Conversa sobre Famílias

Realize uma roda de conversa onde as crianças podem compartilhar sobre suas famílias, suas tradições e costumes. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EI03CG06.

13. Vídeo de Apresentação da Família

As crianças podem gravar um pequeno vídeo apresentando sua família e suas atividades favoritas. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação. Habilidade BNCC: EI03EF05.

14. Mapa das Relações Familiares

As crianças podem criar um mapa que representa as relações familiares, indicando como cada membro está conectado. Essa atividade ajuda a visualizar a dinâmica familiar. Habilidade BNCC: EI03CG07.

15. Dia da Família na Escola

Organize um evento onde as famílias são convidadas a participar de atividades na escola, como jogos e apresentações. Essa atividade fortalece os laços entre a escola e a família. Habilidade BNCC: EI03CG08.