15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o corpo humano

1. Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um grande mapa do corpo humano em papel kraft, onde cada parte do corpo será desenhada e identificada. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre as funções de cada órgão e sistema. Habilidade BNCC: EF15CI03.

2. Jogo da Memória dos Órgãos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que tenham imagens de órgãos e suas funções. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o entendimento das funções do corpo humano. Habilidade BNCC: EF15CI04.

3. Experimento com Pulso

Os alunos podem medir seu próprio pulso em diferentes momentos (em repouso, após exercícios físicos, etc.) e registrar os resultados. Essa atividade ajuda a entender a relação entre atividade física e frequência cardíaca. Habilidade BNCC: EF15CI05.

4. Teatro do Corpo Humano

Os alunos podem encenar uma peça de teatro onde representam diferentes sistemas do corpo humano, como o circulatório, respiratório e digestório. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos sistemas. Habilidade BNCC: EF15CI06.

5. Montagem de um Esqueleto

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem montar um esqueleto humano em grupo. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão da estrutura óssea. Habilidade BNCC: EF15CI07.

6. Alimentação e Saúde

Os alunos podem criar um diário alimentar, registrando o que comem durante uma semana e analisando a qualidade da alimentação. Essa atividade promove a conscientização sobre hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: EF15CI08.

7. Experiência com os Sentidos

Realizar uma atividade onde os alunos exploram os cinco sentidos através de diferentes estações (olfato, paladar, tato, visão e audição). Essa atividade ajuda a entender como os sentidos funcionam. Habilidade BNCC: EF15CI09.

8. Dinâmica do Coração

Simular o funcionamento do coração com uma atividade em que os alunos representam as partes do coração e o fluxo sanguíneo. Essa atividade ajuda a visualizar como o sangue circula pelo corpo. Habilidade BNCC: EF15CI10.

9. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre doenças comuns e como preveni-las. Essa atividade estimula a pesquisa e a disseminação de informações importantes sobre saúde. Habilidade BNCC: EF15CI11.

10. A Importância da Hidratação

Realizar uma pesquisa sobre a importância da água para o corpo humano e criar uma apresentação em grupo. Essa atividade promove a conscientização sobre a hidratação e seus benefícios. Habilidade BNCC: EF15CI12.

11. Estudo do Ciclo Menstrual

Os alunos podem aprender sobre o ciclo menstrual e suas fases através de gráficos e discussões em grupo. Essa atividade promove a educação sobre saúde reprodutiva. Habilidade BNCC: EF15CI13.

12. Atividade de Respiração

Os alunos podem praticar exercícios de respiração e discutir a importância da respiração para a saúde. Essa atividade ajuda a entender o sistema respiratório e a importância do oxigênio. Habilidade BNCC: EF15CI14.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz sobre o corpo humano, onde os alunos devem responder perguntas sobre anatomia e fisiologia. Essa atividade estimula a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15CI15.

14. Análise de Publicidade de Alimentos

Os alunos podem analisar propagandas de alimentos e discutir a veracidade das informações apresentadas. Essa atividade promove o pensamento crítico sobre a alimentação. Habilidade BNCC: EF15CI16.

15. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades físicas, alimentação e sentimentos. Essa atividade ajuda a refletir sobre a saúde física e mental. Habilidade BNCC: EF15CI17.