15 Ideias de Atividades (BNCC) de literatura ensino médio 1º ano

1. Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de diferentes poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. Após a leitura, os alunos devem realizar uma análise crítica, identificando os temas, as figuras de linguagem e a estrutura dos poemas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de textos poéticos.

2. Criação de Contos

Os alunos devem escrever um conto inspirado em um tema específico, como “a cidade do futuro”. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir a aplicação da habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Livros Clássicos

Organize um debate em sala de aula sobre um livro clássico da literatura brasileira, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Os alunos devem se preparar para defender suas opiniões sobre os personagens e a trama, desenvolvendo a habilidade EF15LP03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

4. Leitura Dramática

Escolha uma peça de teatro, como “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, e divida a turma em grupos para encenar trechos da obra. Essa atividade promove a interpretação e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de textos teatrais.

5. Análise de Crônicas

Os alunos devem ler crônicas de autores contemporâneos e, em seguida, produzir uma análise sobre o estilo e a crítica social presente nos textos. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP05, que trata da leitura e interpretação de crônicas.

6. Produção de Resenhas

Após a leitura de um livro, os alunos devem escrever uma resenha crítica, abordando os principais pontos da obra e sua opinião pessoal. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos de opinião.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas leituras, resenhas e reflexões sobre a literatura. Essa atividade estimula a escrita e a interação com o público, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

8. Estudo de Gêneros Literários

Realize uma pesquisa sobre diferentes gêneros literários, como romance, poesia e crônica. Os alunos devem apresentar suas descobertas em sala de aula, desenvolvendo a habilidade EF15LP08, que trata do reconhecimento e análise de gêneros textuais.

9. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines sobre um autor ou obra literária de sua escolha, incluindo resenhas, ilustrações e entrevistas fictícias. Essa atividade promove a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos multimídia.

10. Discussão sobre Adaptações Cinematográficas

Após assistir a um filme baseado em um livro, os alunos devem discutir as diferenças entre a obra literária e sua adaptação cinematográfica. Essa atividade estimula a análise crítica e a comparação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a análise de adaptações de obras literárias.