15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre gravidez na adolescência

1. Debate sobre Gravidez na Adolescência

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir as causas e consequências da gravidez na adolescência. Divida a turma em grupos, onde cada um representará um ponto de vista, como os impactos sociais, emocionais e econômicos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CHS101) que aborda a análise de diferentes perspectivas sobre temas sociais.

2. Criação de Cartazes Informativos

Peça aos alunos que criem cartazes informativos sobre a gravidez na adolescência, abordando temas como prevenção, saúde e direitos. Os cartazes devem ser expostos na escola para conscientizar a comunidade. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EM13CN01) que incentiva a produção de materiais informativos sobre saúde e cidadania.

3. Roda de Conversa com Profissionais de Saúde

Convide profissionais de saúde, como médicos ou psicólogos, para uma roda de conversa com os alunos. Eles podem esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a saúde reprodutiva e os riscos da gravidez na adolescência. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CN02), que trata da importância da informação para a saúde.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre a gravidez na adolescência, abordando mitos e verdades. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de promover a reflexão crítica. A produção de vídeos se relaciona à habilidade BNCC (EM13LP01), que envolve a criação de conteúdos audiovisuais.

5. Pesquisa de Campo

Realize uma pesquisa de campo onde os alunos possam entrevistar adolescentes sobre suas percepções e conhecimentos sobre gravidez. Os dados coletados podem ser analisados em sala de aula, promovendo a reflexão sobre a realidade do tema. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC (EM13CHS102), que envolve a coleta e análise de dados.

6. Estudo de Casos

Apresente estudos de casos reais de adolescentes que enfrentaram a gravidez. Os alunos devem discutir as decisões tomadas e as consequências enfrentadas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS103), que incentiva a análise crítica de situações da vida real.

7. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre gravidez na adolescência, onde publicarão textos, vídeos e entrevistas. Essa atividade promove a pesquisa e a escrita, além de incentivar a discussão em um espaço virtual. A criação de blogs se relaciona à habilidade BNCC (EM13LP02), que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre gravidez na adolescência, onde os alunos poderão testar seus conhecimentos. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Essa dinâmica se conecta à habilidade BNCC (EM13CHS104), que envolve a construção de conhecimentos de forma lúdica.

9. Análise de Mídias

Peça aos alunos que analisem como a gravidez na adolescência é retratada na mídia, como em filmes, séries e músicas. Eles devem apresentar suas análises em sala de aula, promovendo discussões sobre a representação do tema. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13LP03), que envolve a análise crítica de diferentes mídias.

10. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a prevenção da gravidez na adolescência, utilizando diferentes meios de comunicação, como redes sociais e panfletos. Essa atividade promove o engajamento e a responsabilidade social, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CN03), que trata da promoção da saúde e cidadania.