15 Ideias de Atividades (BNCC) produção de texto 3º ano fundamental

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de narrar. Os alunos devem desenhar os quadrinhos e escrever diálogos, o que ajuda na prática da escrita e na organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Diário de Bordo

Proponha que os alunos mantenham um diário de bordo, onde eles registram suas experiências diárias ou semanais. Essa atividade incentiva a escrita reflexiva e a expressão de sentimentos. Os alunos podem incluir desenhos e colagens, tornando o diário mais pessoal e criativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Cartas para Personagens

Os alunos podem escrever cartas para personagens de livros que leram. Essa atividade promove a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. Além disso, os alunos devem justificar suas opiniões e sentimentos em relação aos personagens, desenvolvendo habilidades argumentativas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Poemas

Incentive os alunos a escreverem poemas sobre temas que eles gostam, como natureza, amizade ou aventuras. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade estética e a apreciação da linguagem. Os alunos podem compartilhar seus poemas em sala de aula, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde os alunos podem ler textos que eles mesmos produziram. Essa atividade estimula a confiança e a habilidade de falar em público. Os alunos podem receber feedback dos colegas, o que ajuda a melhorar suas habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Fábulas

Os alunos podem criar suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e ensinando uma moral. Essa atividade desenvolve a criatividade e a capacidade de síntese, além de promover a reflexão sobre valores e ética. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Entrevistas

Proponha que os alunos realizem entrevistas com familiares ou amigos sobre suas histórias de vida. Depois, eles devem escrever um texto contando essas histórias. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta e escrita, além de promover a valorização da história pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Receitas

Os alunos podem escrever receitas de pratos que gostam de preparar em casa. Essa atividade ensina a estrutura de um texto instrucional e estimula a prática da escrita de forma divertida. Os alunos podem até preparar o prato e compartilhar a experiência com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Histórias Coletivas

Realize uma atividade onde os alunos criam uma história coletiva, cada um contribuindo com um parágrafo. Essa dinâmica estimula a colaboração e a criatividade, além de ensinar sobre a construção de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Resumos de Livros

Peça aos alunos que leiam um livro e escrevam um resumo, destacando os principais acontecimentos e personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de síntese e a compreensão de texto, além de incentivar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas de seu interesse, como hobbies, esportes ou livros. Essa atividade promove a escrita criativa e a expressão pessoal, além de ensinar sobre a estrutura de textos para a internet. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Produção de Noticiários

Divida a turma em grupos e peça que produzam um noticiário sobre eventos da escola ou da comunidade. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita jornalística e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas que estudaram, utilizando imagens e textos. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a criatividade, além de promover a pesquisa sobre o tema escolhido. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Dramatização de Contos

Proponha que os alunos escolham um conto e o dramatizem em sala de aula. Essa atividade estimula a oralidade, a interpretação e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos onde contam histórias ou explicam temas que aprenderam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, além de integrar diferentes mídias na aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP15.