15 Ideias de Atividades (BNCC) plantas ensino fundamental

1. Observação de Plantas na Escola

Uma atividade prática que envolve a observação de diferentes tipos de plantas presentes no ambiente escolar. Os alunos devem registrar características como cor, forma das folhas e altura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que propõe a observação e descrição de seres vivos.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas, prensá-las e montá-las em um caderno, criando um herbário. Essa atividade estimula a pesquisa e a classificação das plantas, atendendo à habilidade EF02CI02, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

3. Experimentos com Germinação

Realizar experimentos de germinação com diferentes sementes em condições variadas (luz, água, temperatura). Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, desenvolvendo a habilidade EF02CI03, que trata da investigação de fenômenos naturais.

4. Montagem de um Jardim Vertical

Os alunos podem criar um jardim vertical utilizando garrafas PET. Essa atividade promove a consciência ambiental e o cuidado com as plantas, alinhando-se à habilidade EF02CI04, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

5. Estudo das Plantas Medicinais

Os alunos podem pesquisar sobre plantas medicinais, suas propriedades e usos. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI05, que envolve a pesquisa sobre o uso de plantas na saúde.

6. Criação de um Diário de Bordo das Plantas

Os alunos devem manter um diário onde registram o crescimento e as mudanças das plantas que estão cuidando. Essa atividade estimula a observação contínua e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF02CI06, que propõe a documentação de experiências científicas.

7. Visita a um Viveiro de Plantas

Organizar uma visita a um viveiro de plantas, onde os alunos podem aprender sobre diferentes espécies e os cuidados necessários para o cultivo. Essa atividade promove a interação com o meio ambiente e está alinhada à habilidade EF02CI07, que envolve a exploração de ambientes naturais.

8. Criação de Cartazes Educativos sobre Plantas

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre diferentes tipos de plantas, suas características e importância ecológica. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, atendendo à habilidade EF02CI08, que envolve a comunicação de informações científicas.

9. Jogo de Classificação de Plantas

Desenvolver um jogo onde os alunos devem classificar diferentes plantas de acordo com suas características. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade EF02CI09, que propõe a classificação de seres vivos.

10. Cultivo de Plantas em Sala de Aula

Os alunos podem cultivar plantas em pequenos vasos dentro da sala de aula, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e os cuidados necessários. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI10, que aborda o cultivo e a observação de plantas.