15 Ideias de Atividades (BNCC) biografia e autobiografia

1. Entrevista com um Familiar

Os alunos podem realizar entrevistas com familiares para coletar informações sobre suas vidas, experiências e memórias. Essa atividade promove a valorização da história pessoal e familiar, além de desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15LP01 e EF15LP02.

2. Criação de um Diário Pessoal

Os estudantes podem manter um diário onde registram suas experiências diárias, sentimentos e reflexões. Essa prática estimula a autoexpressão e a escrita criativa, além de ajudar os alunos a entenderem melhor suas próprias histórias. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15LP03 e EF15LP04.

3. Linha do Tempo da Vida

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente os principais eventos de suas vidas ou de uma figura histórica. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de tempo e a importância dos eventos na formação da identidade. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15HI01 e EF15HI02.

4. Biografia de um Personagem Histórico

Os estudantes podem pesquisar e escrever a biografia de um personagem histórico que admire. Essa atividade incentiva a pesquisa, a escrita e a análise crítica, além de promover o conhecimento sobre a história. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15HI03 e EF15HI04.

5. Autobiografia Criativa

Os alunos podem escrever uma autobiografia criativa, onde narram suas vidas de forma fictícia, mas com base em experiências reais. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a própria identidade. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15LP05 e EF15LP06.

6. Apresentação Oral de Histórias de Vida

Os estudantes podem apresentar oralmente a história de vida de uma pessoa que admiram, seja um familiar ou uma figura pública. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e a capacidade de contar histórias. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15LP07 e EF15LP08.

7. Mapa Mental da Vida

Os alunos podem criar um mapa mental que represente os principais acontecimentos de suas vidas ou de uma biografia estudada. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização de informações. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15LP09 e EF15HI05.

8. Criação de um Blog Pessoal

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas histórias, reflexões e aprendizados. Essa atividade incentiva a escrita, a criatividade e o uso de tecnologias digitais. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15LP10 e EF15ET01.

9. Jogo de Perguntas sobre Biografias

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre biografias de personagens históricos ou familiares. Essa atividade promove a pesquisa e o aprendizado colaborativo. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15HI06 e EF15LP11.

10. Produção de um Vídeo Biográfico

Os estudantes podem produzir um vídeo onde contam a história de vida de uma pessoa, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades tecnológicas. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15ET02 e EF15LP12.