15 Ideias de Atividades (BNCC) para futebol

1. Jogo de Passes

Uma atividade que envolve a prática de passes entre os alunos, promovendo a habilidade de comunicação e trabalho em equipe. Os alunos devem formar duplas e praticar diferentes tipos de passes, como o passe curto e o passe longo. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda a prática de jogos e esportes.

2. Mini-Torneio de Futebol

Organizar um mini-torneio de futebol entre as turmas, onde cada equipe deve jogar pelo menos duas partidas. Essa atividade estimula a competitividade saudável e o respeito às regras. A habilidade EF15EF02 da BNCC é contemplada, pois envolve a prática de atividades esportivas em grupo.

3. Dribles Criativos

Os alunos devem praticar diferentes tipos de dribles, como o drible de corpo e o drible em velocidade. Essa atividade pode ser realizada em um espaço amplo, onde os alunos se revezam para mostrar suas habilidades. A habilidade EF15EF03 da BNCC é abordada, promovendo a expressão corporal e a criatividade.

4. Jogo de Posse de Bola

Dividir a turma em duas equipes e realizar um jogo onde o objetivo é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. Essa atividade ajuda a desenvolver a estratégia de jogo e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF04 da BNCC.

5. Circuito de Habilidades

Montar um circuito com diferentes estações que envolvem habilidades do futebol, como chutar ao gol, driblar cones e passar a bola. Os alunos devem passar por todas as estações, cronometrando seu tempo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF05 da BNCC, que enfatiza a prática de atividades físicas.

6. Análise de Jogos

Assistir a um jogo de futebol e discutir as estratégias utilizadas pelas equipes. Os alunos podem anotar pontos positivos e negativos, promovendo o pensamento crítico e a análise tática. Essa atividade se conecta à habilidade EF15EF06 da BNCC, que envolve a reflexão sobre práticas corporais.

7. Criação de Regras

Os alunos devem criar suas próprias regras para um jogo de futebol adaptado, considerando aspectos como número de jogadores e tempo de jogo. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento das regras do esporte, alinhando-se à habilidade EF15EF07 da BNCC.

8. Futebol Adaptado

Realizar uma partida de futebol adaptado, onde os alunos devem jogar com regras modificadas para incluir todos os participantes, independente de suas habilidades. Essa atividade promove a inclusão e a empatia, alinhando-se à habilidade EF15EF08 da BNCC.

9. Treinamento de Goleiros

Dedicar uma aula para treinar os goleiros, focando em técnicas de defesa e posicionamento. Os alunos podem revezar-se na posição de goleiro e atacante, promovendo a prática de habilidades específicas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF09 da BNCC.

10. Futebol e Cultura

Promover uma discussão sobre a importância do futebol na cultura brasileira, incluindo aspectos históricos e sociais. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas descobertas, alinhando-se à habilidade EF15EF10 da BNCC, que aborda a relação entre cultura e práticas corporais.