15 Ideias de Atividades (BNCC) meios de comunicação ensino fundamental

1. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde cada um ficará responsável por uma seção, como notícias, esportes, cultura e entretenimento. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Fake News

Promova um debate em sala de aula sobre a importância de identificar notícias falsas. Os alunos podem trazer exemplos e discutir como verificar a veracidade das informações. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Podcasts

Os alunos podem criar um podcast sobre temas relevantes para a escola ou comunidade. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação oral e edição de áudio. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Propagandas

Os alunos devem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as técnicas utilizadas e o impacto que elas têm sobre o público. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, onde poderão escrever artigos, publicar fotos e interagir com os leitores. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevistas com Profissionais da Comunicação

Organize entrevistas com jornalistas, publicitários ou outros profissionais da comunicação. Os alunos podem preparar perguntas e aprender sobre as diferentes carreiras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Vídeos Informativos

Os alunos podem criar vídeos informativos sobre temas que estudaram, utilizando ferramentas de edição. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem desenvolver cartazes sobre temas sociais, utilizando meios de comunicação visual para transmitir suas mensagens. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Simulação de uma Redação de Notícias

Realize uma atividade onde os alunos devem escrever uma notícia sobre um evento fictício, praticando a estrutura e a linguagem jornalística. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Estudo de Caso de Campanhas Publicitárias

Os alunos podem estudar campanhas publicitárias famosas, analisando o público-alvo e a mensagem transmitida. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a análise de mídia. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de uma Rádio Escolar

Os alunos podem criar uma rádio escolar, onde poderão transmitir notícias, entrevistas e músicas. Essa atividade promove a comunicação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Discussão sobre Ética na Comunicação

Promova uma discussão sobre a ética na comunicação, abordando temas como responsabilidade social e respeito à diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Análise de Mídias Sociais

Os alunos podem analisar o uso das mídias sociais, discutindo seus impactos na sociedade e na comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre temas estudados, utilizando dados e informações de forma visual. Essa atividade estimula a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Produção de uma Peça Teatral

Os alunos podem produzir uma peça teatral que aborde um tema de comunicação, utilizando diferentes meios para transmitir a mensagem. Habilidade BNCC: EF15LP15.