15 Ideias de Atividades (BNCC) para EJA alfabetização

1. Contação de Histórias: Promova sessões de contação de histórias onde os alunos possam ouvir e depois recontar a narrativa. Essa atividade estimula a oralidade e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos: Proponha que os alunos escrevam pequenas histórias ou relatos sobre suas experiências. Essa prática desenvolve a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogos de Rimas: Utilize jogos que envolvam rimas e sonoridades. Os alunos podem criar rimas com palavras do cotidiano, o que ajuda na identificação de sons e letras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura Compartilhada: Realize atividades de leitura em grupo, onde os alunos leem juntos e discutem o texto. Essa prática melhora a fluência e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividades com Cartazes: Crie cartazes com palavras e imagens que representem o conteúdo estudado. Os alunos podem trabalhar em grupos para apresentar seus cartazes. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Caça-Palavras: Desenvolva caça-palavras com palavras relacionadas ao tema da aula. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura de Imagens: Apresente imagens e peça aos alunos que descrevam o que veem. Essa atividade desenvolve a interpretação e a observação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Palavras Cruzadas: Crie palavras cruzadas com vocabulário aprendido. Essa atividade é uma forma lúdica de revisar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Diário de Classe: Incentive os alunos a manter um diário onde possam registrar suas aprendizagens e reflexões. Essa prática ajuda na escrita e na autoavaliação. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividades com Música: Utilize músicas para trabalhar a letra e a interpretação. Os alunos podem cantar e discutir o significado das canções. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos: Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa visual e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Debates e Discussões: Organize debates sobre temas relevantes. Essa atividade estimula a argumentação e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Visitas a Bibliotecas: Promova visitas a bibliotecas locais para que os alunos conheçam diferentes gêneros literários e desenvolvam o hábito da leitura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Alfabetização Digital: Ensine os alunos a utilizar ferramentas digitais para leitura e escrita, como blogs ou plataformas de escrita colaborativa. Habilidade BNCC: EF15LP15.