15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável portal do professor

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Nesta atividade, os alunos podem participar de uma oficina onde aprenderão a preparar receitas saudáveis utilizando ingredientes frescos e nutritivos. A atividade pode incluir a elaboração de um livro de receitas, onde cada aluno contribui com uma receita que aprendeu. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Alimentação

Os alunos podem participar de um jogo interativo que ensina sobre os grupos alimentares e a importância de uma dieta equilibrada. O jogo pode ser realizado em grupos, onde cada equipe deve responder perguntas e completar desafios relacionados à alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que promovam a alimentação saudável, utilizando informações sobre os benefícios de diferentes alimentos. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Visita a uma Feira Livre

Uma visita a uma feira livre pode ser uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem sobre alimentos frescos e locais. Durante a visita, os alunos podem entrevistar os vendedores e aprender sobre a origem dos alimentos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Piquenique Saudável

Organizar um piquenique onde todos os alunos devem levar alimentos saudáveis. Essa atividade pode incluir a discussão sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis e a prática de compartilhar refeições. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Desafio do Prato Saudável

Os alunos podem participar de um desafio onde devem montar um prato saudável utilizando recortes de revistas ou desenhos. A atividade pode ser acompanhada de uma discussão sobre as escolhas feitas e seus benefícios. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Palestra com Nutricionista

Convidar um nutricionista para falar sobre a importância da alimentação saudável e responder às perguntas dos alunos. Essa atividade pode ajudar a desmistificar conceitos errôneos sobre dietas e nutrição. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Experimentos com Alimentos

Realizar experimentos simples que demonstrem a importância de certos alimentos, como a comparação entre alimentos processados e naturais. Os alunos podem documentar suas descobertas em um diário de ciências. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas de alimentação saudável, receitas e experiências pessoais. Essa atividade pode desenvolver habilidades de escrita e comunicação, além de promover a alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Mapa da Alimentação Saudável

Os alunos podem criar um mapa que mostre a origem de diferentes alimentos e sua importância na dieta. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre alimentos típicos de diferentes regiões do Brasil. Habilidade BNCC: EF15LP10.