15 Ideias de Atividades (BNCC) da EJA ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas a temas estudados. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se conectam, promovendo a fixação do conteúdo. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a leitura e interpretação de textos.

2. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história ou um texto informativo. Cada grupo deve contribuir com uma parte do texto, estimulando a colaboração e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que trata da construção de argumentos.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes que abordem um tema específico, utilizando informações e dados relevantes. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos visuais.

5. Leitura e Análise de Poemas

Promover uma leitura coletiva de poemas, seguida de uma análise em grupo sobre os sentimentos e as mensagens transmitidas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que propõe a apreciação de diferentes gêneros literários.

6. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando um conceito ou tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos multimídia.

7. Roda de Conversa sobre Experiências Pessoais

Realizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências pessoais relacionadas a um tema específico. Essa atividade promove a empatia e a escuta ativa, atendendo à habilidade EF15LP07, que envolve a interação em diferentes contextos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem trabalhar em equipes, promovendo a competição saudável e a revisão do aprendizado. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que propõe a revisão e a reflexão sobre o conhecimento.

9. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, discutindo e entrevistando colegas. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos orais.

10. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem colaborar na criação de um blog onde compartilham textos, fotos e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade promove a escrita e a interação digital, atendendo à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos em plataformas digitais.