15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sociologia

1. Debate sobre Desigualdade Social

Organize um debate em sala de aula sobre desigualdade social, onde os alunos devem pesquisar e apresentar dados sobre a distribuição de renda no Brasil. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13CHS101, que aborda a análise de desigualdades sociais e suas consequências.

2. Análise de Documentários

Proponha que os alunos assistam a documentários que abordem temas sociológicos, como “O Povo Brasileiro”. Após a exibição, promova uma discussão em grupo sobre as questões levantadas. Essa atividade atende à habilidade EM13CHS102, que envolve a interpretação de diferentes fontes de informação.

3. Criação de Grupos de Estudo

Divida a turma em grupos e peça que cada um estude um tema sociológico específico, como cultura, identidade ou movimentos sociais. Cada grupo deve apresentar suas descobertas, alinhando-se à habilidade EM13CHS103, que incentiva a pesquisa e a apresentação de resultados.

4. Mapa da Cidade

Os alunos devem criar um mapa da cidade, identificando áreas de desigualdade e recursos disponíveis. Essa atividade permite que eles apliquem a habilidade EM13CHS104, que trata da análise do espaço geográfico e suas relações sociais.

5. Entrevistas com a Comunidade

Incentive os alunos a realizar entrevistas com membros da comunidade sobre suas experiências e percepções sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13CHS105, que envolve a coleta e análise de dados qualitativos.

6. Estudo de Caso: Movimentos Sociais

Peça aos alunos que escolham um movimento social e elaborem um estudo de caso, analisando suas causas, consequências e impactos. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13CHS106, que aborda a análise de movimentos sociais e suas dinâmicas.

7. Simulação de Cidadania

Realize uma simulação onde os alunos devem representar diferentes papéis em uma sociedade, discutindo direitos e deveres. Essa atividade atende à habilidade EM13CHS107, que envolve a reflexão sobre cidadania e participação social.

8. Criação de Blog sobre Sociologia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos e reflexões sobre temas sociológicos. Essa atividade se alinha à habilidade EM13CHS108, que incentiva a produção de textos e a utilização de mídias digitais.

9. Análise de Políticas Públicas

Proponha que os alunos analisem uma política pública e seus impactos sociais. Eles devem apresentar suas conclusões em sala de aula, alinhando-se à habilidade EM13CHS109, que trata da análise crítica de políticas sociais.

10. Projeto de Ação Social

Desenvolva um projeto de ação social em que os alunos identifiquem uma necessidade na comunidade e proponham soluções. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13CHS110, que envolve a aplicação de conhecimentos sociológicos na prática.