15 Ideias de Atividades (BNCC) informática básica

1. Criação de Apresentações em PowerPoint

Uma atividade que pode ser realizada com os alunos é a criação de apresentações em PowerPoint sobre temas variados. Os estudantes podem escolher um assunto de seu interesse, pesquisar informações e organizar o conteúdo em slides. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, organização de ideias e uso de ferramentas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Montagem de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema que lhes interesse, utilizando plataformas gratuitas. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão pessoal, além de ensinar sobre a estrutura de um blog e a importância da comunicação online. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Vídeos Educativos

Os estudantes podem produzir vídeos educativos utilizando ferramentas como o Windows Movie Maker ou o Canva. Eles podem escolher um tema e apresentar informações de forma criativa, desenvolvendo habilidades de comunicação e edição de vídeo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Programação Básica com Scratch

A utilização do Scratch permite que os alunos aprendam os conceitos básicos de programação de forma lúdica. Eles podem criar jogos ou animações, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Pesquisa e Apresentação de Dados

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre um tema específico e apresentar os dados coletados em gráficos utilizando o Excel. Essa atividade ensina sobre a importância da análise de dados e a utilização de ferramentas de planilhas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Infográficos

Os estudantes podem criar infográficos utilizando ferramentas como Canva ou Piktochart. Essa atividade ajuda a sintetizar informações de forma visual, desenvolvendo habilidades de design e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos Educativos Online

Os alunos podem explorar jogos educativos online que abordem conteúdos curriculares. Essa atividade promove o aprendizado de forma interativa e divertida, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Podcasts

Os estudantes podem produzir um podcast sobre um tema de interesse, desenvolvendo habilidades de fala e edição de áudio. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de ideias para uma apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Simulação de Redes Sociais

Os alunos podem criar perfis fictícios em redes sociais para discutir temas relevantes, aprendendo sobre a ética digital e a segurança na internet. Essa atividade promove a reflexão sobre o uso consciente das redes sociais. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Desenvolvimento de Aplicativos Simples

Utilizando plataformas como o App Inventor, os alunos podem desenvolver aplicativos simples. Essa atividade ensina sobre o processo de criação de software e estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Jogos de Tabuleiro Digitais

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro digitais utilizando ferramentas como o Google Slides. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de promover o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Análise de Sites Educativos

Os estudantes podem analisar diferentes sites educativos, discutindo a usabilidade e a qualidade das informações. Essa atividade desenvolve habilidades críticas e de avaliação de conteúdo online. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Cartazes Digitais

Os alunos podem criar cartazes digitais utilizando ferramentas como Canva, abordando temas de interesse ou campanhas educativas. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Simulação de Conferências Virtuais

Os estudantes podem participar de simulações de conferências virtuais, onde apresentarão seus projetos ou pesquisas. Essa atividade desenvolve habilidades de apresentação e uso de ferramentas de videoconferência. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Portfólio Digital

Os alunos podem criar um portfólio digital para apresentar seus trabalhos e projetos ao longo do ano letivo. Essa atividade ajuda a organizar e refletir sobre o aprendizado, além de desenvolver habilidades de design e apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP15.