15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetização do EJA

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental para a alfabetização no EJA é a leitura e interpretação de textos. Os alunos podem escolher textos curtos, como contos ou crônicas, e realizar uma leitura em grupo. Após a leitura, os alunos devem responder a perguntas sobre o texto, desenvolvendo a habilidade de interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a produção de textos criativos é essencial para o desenvolvimento da escrita. Os alunos podem criar histórias em quadrinhos ou pequenas narrativas sobre suas experiências. Essa atividade promove a expressão pessoal e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a produção de textos de diferentes gêneros.

3. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como cruzadinhas e caça-palavras, são ótimas ferramentas para trabalhar o vocabulário e a ortografia. Os alunos podem criar suas próprias cruzadinhas com palavras que aprenderam nas aulas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que aborda o reconhecimento e a produção de palavras.

4. Atividades de Leitura em Voz Alta

Realizar atividades de leitura em voz alta ajuda a desenvolver a fluência e a entonação. Os alunos podem se revezar na leitura de parágrafos de um texto, praticando a dicção e a expressividade. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que enfatiza a leitura em diferentes contextos.

5. Criação de um Diário de Classe

A criação de um diário de classe é uma excelente forma de incentivar a escrita regular. Os alunos podem registrar suas experiências diárias, reflexões e aprendizados. Essa atividade promove a escrita contínua e está alinhada à habilidade EF15LP05 da BNCC, que propõe a produção de textos pessoais.

6. Discussão de Temas Sociais

Promover discussões sobre temas sociais relevantes é uma maneira eficaz de engajar os alunos. Após a leitura de um texto sobre um tema atual, os alunos podem debater suas opiniões e reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que incentiva a argumentação e a reflexão crítica.

7. Atividades de Rimas e Poemas

Trabalhar com rimas e poemas é uma forma lúdica de desenvolver a linguagem. Os alunos podem criar seus próprios poemas ou músicas, explorando a sonoridade das palavras. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07 da BNCC, que aborda a produção de textos poéticos.

8. Leitura de Histórias em Quadrinhos

A leitura de histórias em quadrinhos é uma atividade que atrai a atenção dos alunos e facilita a compreensão de narrativas. Após a leitura, os alunos podem discutir os personagens e a trama, desenvolvendo a interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08 da BNCC, que propõe a leitura de diferentes formatos de texto.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de interesse, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC, que incentiva a produção de textos informativos.

10. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a oralidade e a criatividade. Os alunos podem se revezar na contação de histórias, utilizando recursos como fantoches ou objetos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP10 da BNCC, que propõe a prática da oralidade em diferentes contextos.