15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 1º ano fundamental

1. Corrida do Sapo

A atividade “Corrida do Sapo” é uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora e a agilidade dos alunos do 1º ano do fundamental. Os alunos devem se posicionar em uma linha de partida e, ao sinal do professor, saltar como sapos até a linha de chegada. Essa atividade pode ser adaptada para incluir obstáculos, promovendo ainda mais desafios. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O “Jogo da Memória com Movimentos” é uma atividade lúdica que combina memorização e atividade física. Os alunos devem formar pares de cartas que representam diferentes movimentos (como correr, pular, girar). Ao encontrar um par, eles devem executar o movimento correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A “Dança das Cadeiras” é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um “Circuito de Obstáculos” é uma ótima maneira de desenvolver habilidades motoras. Os alunos devem passar por diferentes estações que incluem pular corda, rastejar sob uma mesa e equilibrar-se em uma linha. Essa atividade estimula a força, a agilidade e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro

A “Caça ao Tesouro” é uma atividade que envolve trabalho em equipe e resolução de problemas. O professor pode esconder objetos pela escola e dar pistas que levam os alunos a encontrá-los. Essa atividade pode ser adaptada para incluir desafios físicos, como correr ou pular. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futebol Adaptado

O “Futebol Adaptado” é uma maneira de introduzir os alunos ao esporte, respeitando suas habilidades. O jogo pode ser jogado em um espaço reduzido e com regras simplificadas, permitindo que todos participem ativamente. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Rítmica

As “Atividades de Rítmica” envolvem movimentos corporais acompanhados de música. Os alunos podem criar coreografias simples, trabalhando a expressão corporal e o ritmo. Essa atividade é excelente para desenvolver a criatividade e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Brincadeira de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupo. Os alunos podem aprender diferentes estilos de pular, como o “pular em dupla” ou “pular com música”. Essa atividade ajuda a melhorar a resistência e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Revezamento

Os “Jogos de Revezamento” são ideais para trabalhar a cooperação e a estratégia. Os alunos podem ser divididos em equipes e participar de corridas de revezamento, onde cada membro deve completar uma parte do percurso. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades com Bola

As “Atividades com Bola” podem incluir jogos como queimada ou vôlei adaptado. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras, como lançamento e recepção, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Estátua

A brincadeira “Estátua” é uma forma divertida de trabalhar a concentração e o controle corporal. Os alunos dançam enquanto a música toca e, ao parar, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade é ótima para desenvolver a atenção e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Corrida de Sacos

A “Corrida de Sacos” é uma atividade que promove a diversão e o exercício físico. Os alunos devem entrar em sacos e saltar até a linha de chegada. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação e a força nas pernas. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogo do Lobo

No “Jogo do Lobo”, um aluno é escolhido para ser o lobo e os demais devem correr para não serem pegos. Essa atividade estimula a agilidade e a velocidade, além de ser uma forma divertida de interação social. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Brincadeira de Esconde-Esconde

O “Esconde-Esconde” é uma brincadeira clássica que promove a atividade física e a socialização. Os alunos devem se esconder enquanto um deles conta até um número determinado. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de percepção e estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Atividades de Alongamento

As “Atividades de Alongamento” são essenciais para preparar o corpo para a atividade física. Os alunos podem aprender diferentes alongamentos que ajudam a melhorar a flexibilidade e prevenir lesões. Habilidade BNCC: EF15EF15.