15 Ideias de Atividades (BNCC) ortografia as, es, is, os, us

1. Jogo da Memória com Palavras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que contenham as terminações “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a fixação da ortografia. Essa atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a interação e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que terminam em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade ajuda na identificação visual das terminações e na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Criativo

Peça aos alunos que escrevam uma história curta utilizando pelo menos cinco palavras que terminem em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da ortografia em um contexto narrativo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo de Ortografia

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras com as terminações “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. O professor pode chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e reforça a ortografia de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de palavras e peça aos alunos que classifiquem-nas de acordo com suas terminações. Eles podem criar um gráfico ou tabela para organizar as palavras. Essa atividade promove a análise e a reflexão sobre a ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Rimas e Poemas

Incentive os alunos a criar rimas ou pequenos poemas utilizando palavras que terminam em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Essa atividade estimula a musicalidade da língua e a prática da ortografia de forma criativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho e Legenda

Peça aos alunos que desenhem uma cena e escrevam uma legenda utilizando palavras que terminem em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Essa atividade integra artes e linguagem, promovendo a expressão criativa e a prática da ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde as perguntas devem conter palavras com as terminações “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Os alunos devem responder corretamente, reforçando a ortografia de forma interativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartazes de Ortografia

Os alunos podem criar cartazes com palavras que terminam em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”, ilustrando cada palavra. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como material de referência. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Sílabas

Realize um jogo onde os alunos devem formar palavras a partir de sílabas que terminam em “as”, “es”, “is”, “os” e “us”. Essa atividade ajuda na construção de palavras e na compreensão das terminações. Habilidade BNCC: EF15LP10.