15 Ideias de Atividades (BNCC) horta na escola educação infantil

1. Plantio de Sementes

Uma atividade fundamental para introduzir as crianças ao mundo das plantas é o plantio de sementes. Os alunos podem escolher diferentes tipos de sementes, como feijão, milho ou girassol, e aprender sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI02CG01, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Criação de um Diário da Horta

Os alunos podem criar um diário para registrar o crescimento das plantas. Essa atividade estimula a escrita e a observação, permitindo que as crianças anotem as mudanças que percebem ao longo do tempo. A habilidade BNCC EI03EF01 é trabalhada aqui, promovendo a expressão e a comunicação.

3. Montagem de um Terrário

Montar um terrário é uma forma divertida de ensinar sobre ecossistemas. As crianças podem observar como diferentes plantas interagem em um ambiente controlado. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02ET01, que envolve a exploração de diferentes formas de vida.

4. Oficina de Compostagem

Realizar uma oficina de compostagem ajuda os alunos a entenderem a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Eles podem aprender a transformar restos de alimentos em adubo, alinhando-se à habilidade BNCC EI02ET02, que trata da relação entre seres vivos e o meio ambiente.

5. Criação de Etiquetas para Plantas

As crianças podem criar etiquetas para identificar as plantas que estão cultivando. Essa atividade desenvolve a criatividade e a escrita, além de ajudar na organização do espaço da horta. A habilidade BNCC EI03EF02 é trabalhada, promovendo a identificação e a nomeação de objetos.

6. Experimentos com Água e Solo

Realizar experimentos para observar a absorção de água pelo solo é uma atividade prática que ensina sobre a importância da água para as plantas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI02CG02, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

7. Pintura de Vasos de Plantas

As crianças podem personalizar vasos de plantas com pintura e decoração. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, além de promover a responsabilidade ao cuidar das plantas. A habilidade BNCC EI03EF03 é trabalhada, incentivando a criação e a apreciação estética.

8. Visita a uma Horta Comunitária

Organizar uma visita a uma horta comunitária pode ser uma experiência enriquecedora. As crianças podem aprender sobre cultivo, colheita e a importância da agricultura local. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02ET03, que aborda a valorização da cultura local e da diversidade.

9. Criação de um Jogo de Memória sobre Plantas

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando imagens de diferentes plantas e suas características. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado sobre a biodiversidade. A habilidade BNCC EI03EF04 é trabalhada, promovendo a identificação e a classificação de seres vivos.

10. Contação de Histórias sobre Plantas

Realizar sessões de contação de histórias que envolvam plantas e natureza pode despertar o interesse das crianças. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF05, que envolve a apreciação de diferentes formas de expressão artística.