15 Ideias de Atividades (BNCC) do 3º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, promovendo a associação entre elas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história. Cada grupo é responsável por um parágrafo, e ao final, o texto é lido em voz alta. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos orais e escritos.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os professores podem elaborar pistas que envolvam operações matemáticas. Os alunos devem resolver as questões para encontrar o “tesouro”. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF03MA05, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que demonstrem conceitos básicos de ciências, como a densidade ou a mistura de cores. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03CI01, que envolve a observação e a experimentação.

5. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF03CI02, que envolve a pesquisa e a comunicação de informações científicas.

6. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem ler e interpretar histórias em quadrinhos, discutindo os personagens e a trama. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais baseadas em contos ou fábulas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais.

8. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados diários. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a reflexão sobre a própria produção textual.

9. Atividades de Arte com Reciclagem

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e está alinhada à habilidade EF03CI03, que envolve a discussão sobre a sustentabilidade.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os professores podem criar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática e português. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e está alinhada às habilidades EF03MA06 e EF15LP06, que envolvem a resolução de problemas e a produção de textos.