15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de educação física ensino fundamental 2

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes, que tentam eliminar os jogadores adversários arremessando uma bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras específicas, como a necessidade de passar a bola antes de arremessar. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora e a resistência física. Os alunos devem passar por diferentes estações, que podem incluir saltos, corridas e escaladas. Essa atividade estimula a superação de desafios e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade divertida que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade estimula a percepção espacial e a socialização. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03.

4. Vôlei Adaptado

O vôlei adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte, permitindo que todos os alunos participem, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas, como a altura da rede e o número de toques permitidos. Essa atividade promove a cooperação e o respeito às diferenças. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04.

5. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resistência. Os alunos são divididos em equipes e devem completar uma determinada distância, passando o bastão entre si. Essa atividade também pode ser usada para ensinar sobre a importância da estratégia e do planejamento. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro clássicos em versões gigantes para serem jogados ao ar livre é uma maneira divertida de integrar movimento e raciocínio lógico. Os alunos podem participar de jogos como “Banco Imobiliário” ou “Jogo da Vida”, onde as peças são representadas por eles mesmos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06.

7. Atividades de Ioga

Introduzir atividades de ioga nas aulas de educação física pode ajudar os alunos a desenvolverem concentração e autocontrole. As posturas de ioga podem ser adaptadas para diferentes níveis de habilidade, promovendo o relaxamento e a consciência corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07.

8. Futebol de Salão

O futebol de salão é uma ótima atividade para desenvolver habilidades motoras e o espírito esportivo. Os alunos podem ser divididos em equipes e jogar em um espaço reduzido, o que facilita a participação de todos. Essa atividade também ensina sobre regras e fair play. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08.

9. Atividades de Lutas

As atividades de lutas, como judô ou capoeira, podem ser introduzidas nas aulas de educação física para ensinar disciplina e respeito. Os alunos aprendem técnicas básicas e a importância do autocontrole. Essa atividade promove o desenvolvimento físico e emocional. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09.

10. Jogos de Aventura

Organizar jogos de aventura, como caça ao tesouro ou gincanas, estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Os alunos devem seguir pistas e completar desafios físicos para alcançar o objetivo final. Essa atividade é excelente para desenvolver habilidades de liderança e cooperação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10.

11. Atividades de Natação

A natação é uma habilidade essencial e pode ser introduzida nas aulas de educação física. Os alunos aprendem diferentes estilos de nado e a importância da segurança na água. Essa atividade promove a saúde cardiovascular e o desenvolvimento muscular. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF11.

12. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são ótimos para promover a socialização e o desenvolvimento motor. Os alunos formam um círculo e realizam movimentos e canções, estimulando a coordenação e o ritmo. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF12.

13. Atividades de Atletismo

As atividades de atletismo, como corrida, salto e arremesso, podem ser realizadas em competições internas. Os alunos aprendem sobre disciplina e superação de limites, além de desenvolverem habilidades físicas essenciais. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF13.

14. Jogos de Tabuleiro de Estratégia

Incorporar jogos de tabuleiro que envolvem estratégia e planejamento, como “Xadrez” ou “Damas”, pode ser uma forma de desenvolver o raciocínio lógico e a concentração. Essas atividades podem ser realizadas em duplas ou grupos, promovendo a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF14.

15. Atividades de Expressão Corporal

As atividades de expressão corporal, como teatro ou dança, permitem que os alunos explorem suas emoções e se expressem de forma criativa. Essas atividades ajudam a desenvolver a autoestima e a confiança. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF15.